Audiodescrição das imagens dos livros didáticos: uma proposta de análise comunicacional

Autores

  • Deise Mônica Medina Silveira IFBA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Maria Helena Silveira Bonilla UFBA Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27720

Palavras-chave:

Audiodescrição, Livro Didático, Deficiência Visual

Resumo

Após a Lei 10.753/2003 ter assegurado às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura, e o decreto 186 ter atribuído ao Estado a responsabilidade de assegurar-lhes, inclusive, o acesso à informação, em 2009 o Ministério da Educação lançou o Mecdaisy, que possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. A partir daí os alunos das redes municipal e estadual passaram a receber os livros didáticos em formato digital acessível. O meio de tradução das imagens dos livros didáticos é a audiodescrição, que é orientada pela Nota Técnica 21, composta por procedimentos basicamente descritivos. Este artigo propõe a incorporação de aspectos analíticos às audiodescrições, a partir das metafunções representacional, interacional e organizacional propostas pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen, com o objetivo de dar aos alunos com deficiência visual subsídios para que eles interpretem aspectos do significado ideológico das imagens, tendo, assim, uma maior apropriação da mensagem contida no gênero imagético.

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Biografia do Autor

Deise Mônica Medina Silveira, IFBA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Professora de Língua Inglesa do IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Doutoranda do programa Educação e Diversidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e graduada em Letras com Língua Inglesa pela UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado. É vice-coordenadora do TRAMAD, grupo de pesquisa em Tradução, Media e Audiodescrição, atuando como audiodescritora e legendista desde 2008. Sua área de interesse é tradução audiovisual, com ênfase em audiodescrição e legendagem.

Maria Helena Silveira Bonilla, UFBA Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Silveira, D. M. M., & Bonilla, M. H. S. (2018). Audiodescrição das imagens dos livros didáticos: uma proposta de análise comunicacional. Revista Educação Especial, 32, e16/ 1–15. https://doi.org/10.5902/1984686X27720

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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