A inclusão escolar e o movimento Todos Pela Educação

Autores

  • Morgana Domênica Hattge Centro Universitário Univates, Lajeado - Rio Grande do Sul
  • Maura Corcini Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo- RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18838

Palavras-chave:

inclusão, performatividade, Todos Pela Educação

Resumo

Este texto analisa a inclusão a partir de uma das cinco metas previstas em um dos mais profícuos movimentos da sociedade civil brasileira para assegurar que até o ano de 2022 todas as crianças e jovens tenham garantido o direito de acesso à escola básica de qualidade: o Todos Pela Educação, criado em 2006. Partindo de uma perspectiva genealógica no sentido que lhe atribui Michel Foucault, a pesquisa analisa a proveniência e emergência do Movimento no cenário educacional brasileiro neste início de século e suas implicações na política educacional. A referida análise genealógica visibiliza a instauração da performatividade no cenário educacional contemporâneo, entendendo-se esse conceito com base nas teorizações de Stephen Ball. A partir da análise de excertos retirados de publicações de divulgação e de relatórios de monitoramento das metas produzidos pelo Movimento Todos Pela Educação, conclui-se que a inclusão escolar no Movimento assume um caráter de minimização do risco social e que a relação da performatividade com a inclusão se constitui em um paradoxo. Se, por um lado, num sistema escolar pautado pelas exigências da performatividade, a inclusão de todos é uma condição inegociável, absolutamente necessária para reduzir o risco social e elevar o Brasil nos rankings internacionais na Educação, por outro lado, esses ditos “incluídos” ameaçam a performatividade escolar, uma vez que seus desempenhos nas avaliações de larga escala, muitas vezes, não são considerados satisfatórios para atender às metas estabelecidas pelo Movimento Todos Pela Educação.

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Biografia do Autor

Morgana Domênica Hattge, Centro Universitário Univates, Lajeado - Rio Grande do Sul

Professora do Curso de Pedagogia e demais Licenciaturas no Centro Universitário Univates.Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.  Membro do Grupo de Esudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq e do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq). mdhattge@univates.br

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo- RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora e Mestre em Educação. Pesquisadora Produtividade Pesquisa CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/Unisinos/CNPq) e vice-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq). maurac@terra.com.br

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Hattge, M. D., & Lopes, M. C. (2015). A inclusão escolar e o movimento Todos Pela Educação. Revista Educação Especial, 28(53), 569–582. https://doi.org/10.5902/1984686X18838

Edição

Seção

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura