O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização

Autores

  • Marco Antonio Melo Franco Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leonor Bezerra Guerra Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14916

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Práticas pedagógicas, Ensino e aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar como a interlocução entre profissionais da reabilitação e educadores pode influenciar a elaboração e reelaboração de estratégias pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. A abordagem metodológica foi qualitativa com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma professora do ensino fundamental I, no início e final do ano letivo; encontros entre profissionais da saúde e educação (professora) com o objetivo de acompanhar, dialogar e intervir no processo escolar da criança. Foram utilizados os dados registrados nos prontuários da criança, atendida pela Rede Sarah de Hospitais. Os dados foram analisados considerando: os conhecimentos e práticas pedagógicas da professora no inicio e final do ano letivo sobre inclusão e paralisia cerebral, os resultados do processo de interlocução entre os campos da saúde e da educação, e a prática pedagógica da professora. Como resultados identificamos as mudanças conceituais da professora em relação ao processo de inclusão e sobre a paralisia cerebral. Identificamos alterações na prática pedagógica e a construção de novas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo das interlocuções.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências/UFOP, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Leonor Bezerra Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Neurociências/UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Franco, M. A. M., & Guerra, L. B. (2015). O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial, 28(52), 311–324. https://doi.org/10.5902/1984686X14916

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua