A ética da compaixão como arma de combate ao pior dos mundos possíveis

Auteurs

  • Gilmara Coutinho Pereira Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378634113

Mots-clés :

Vontade, Negação, Compaixão

Résumé

O presente artigo se propõe mostrar como podemos escapar dos sofrimentos oriundos da vontade, negando-a. Tanto a afirmação quanto a negação da vontade consiste no conhecimento de si. Quando o homem toma consciência de si enquanto fenômeno, ele se torna claro e distinto a si mesmo, livre de qualquer ilusão. Assim ele dirá que aceita a tensão entre o querer o que não tem e o entediar-se com o que possui, ou, do contrário, negará a Vontade, suprimindo o querer. Uma das vias de negação da vontade é a compaixão, que se dá quando tomamos consciência do que somos: uma unidade; e, passamos a perceber o outro como parte nossa. Passamos a visar não o bem particular, mola impulsora do egoísmo, mas o bem-estar coletivo, que restaura a união do homem com os demais seres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gilmara Coutinho Pereira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Mestranda PPGFIL — UFPB.

Références

BARBOZA, Jair. Schopenhauer: A decifração do enigma do mundo. — São Paulo: Moderna, 1997.

JANAWAY, Christopher. Schopenhauer. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. In: Coleção Mestres do Pensar. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. In. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

LEFRANC, Jean. Compreender Schopenhauer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. — Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — São Paulo: Editora UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga e paralipomena. Tradução de Wolfgang Leo Maar. — São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os pensadores).

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Tradução de Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. — 2 ed. — São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Téléchargements

Publiée

2011-06-01

Comment citer

Pereira, G. C. (2011). A ética da compaixão como arma de combate ao pior dos mundos possíveis. Voluntas: International Journal of Philosophy, 2(1), 63–82. https://doi.org/10.5902/2179378634113

Numéro

Rubrique

Ética e estética

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.