Sobre o padecer (leiden) e o compadecer (mitleiden) na crítica de Nietzsche à filosofia moral schopenhaueriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378687851

Palavras-chave:

Compaixão, Moralidade, Vontade de potência

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal expor a posição filosófica crítica de Nietzsche em relação ao pensamento moral de Schopenhauer presente em O Anticristo, fragmentos 7, 8 e 9, nos quais há, diretamente, um comentário geral à compaixão (Mitleiden) como sentimento mortificador e prejudicial à vida, manifesto sobretudo através da noção schopenhaueriana de negação da vontade de vida. Em acordo com os comentários de Nietzsche, é possível compreender, justificadamente, que a compaixão, enquanto sofrer junto e partilhar do sofrimento, é recusável por ocasião 1) de sua constituição antinatureza, 2) de redução e apagamento de diferenças individuais de sofrimento, potencialmente construtivas e transformativas, e 3) da negação do conflito como momento de afirmação da vida.

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Biografia do Autor

Pedro Damasceno Uchôas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFJF) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. Pesquisa Arthur Schopenhauer e Idealismo Alemão, com interesse também nas seguintes áreas: Estética, Metafísica, Epistemologia, Filosofia da Religião, Filosofia da biologia e Filosofia da Educação. Integra o Núcleo de Estudos Sobre Filosofia Clássica Alemã (NUFCAL). Atualmente Bolsista CAPES/DS.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Uchôas, P. D. (2024). Sobre o padecer (leiden) e o compadecer (mitleiden) na crítica de Nietzsche à filosofia moral schopenhaueriana. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 15(1), e87851. https://doi.org/10.5902/2179378687851