DA (AUSÊNCIA DE) AUTONOMIA CIENTÍFICA DA CRIMINOLOGIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1981369463837

Mots-clés :

filosofia da ciência, epistemologia da criminologia, criminologia, metodologia científica, criminólogo

Résumé

O presente artigo apresenta uma síntese dos resultados de uma investigação que teve como finalidade questionar a autonomia científica da criminologia enquanto ciência interdisciplinar. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa que se baseou na revisão da literatura e num inquérito por entrevista a informantes privilegiados na área em análise. Os resultados obtidos indicam que não se pode fundamentar a autonomia científica da criminologia com base no seu caráter interdisciplinar, na medida em que a criminologia só produz conhecimento, com um grau de certeza sobre o fenómeno criminal, à luz desse cruzamento de saberes. A presente investigação contribui ainda para mitigar as incertezas que a criminologia enfrenta, apresentando uma proposta de modificação ao estatuto da profissão de criminólogo em Portugal na perspetiva de se fazer justiça à sua medula interdisciplinar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares, ICPOL - Centro de Investigação Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, Portugal

Graduado em Direito e em Ciências Policiais. Mestre em Sociologia. Curso de especialização do Mestrado em Direito Penal (FDUL). Especialista em Direito Penal (com provas públicas). Doutor em Sociologia (Direito, Crime e Segurança). Investigador Integrado do ICPOL-ISCPSI. Professor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, do Instiuto Politécnico de Beja e da Faculdade de Direito da Lusófona de Lisboa (Portugal). Diretor do Departamento Científico de Ciências Policiais e Coordenador do Mestrado em Ciências Policiais do ISCPSI. Oficial Superior da Polícia de Segurança Pública (Portugal). Autor de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas indexadas. Faz parte do Corpo de Avaliadores Ad hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM - ISSN 1981-3694 - Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/19813694.

Ana Filipa Santos, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, Portugal

Licenciada em Psicologia, mestre e pós-graduada em Criminologia e Investigação Criminal (17 valores). Curso de "Crianças e Jovens vítimas de crime e violência" (17 valores) e curso intensivo de Criminologia (17 valores). Experiência como Consultora de Recursos Humanos em empresas de vários sectores e curso de Gestão de Recursos Humanos concluído com 18 valores.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-19

Comment citer

Poiares, N. C. L. de B., & Santos, A. F. (2021). DA (AUSÊNCIA DE) AUTONOMIA CIENTÍFICA DA CRIMINOLOGIA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(2), e63837. https://doi.org/10.5902/1981369463837

Numéro

Rubrique

Artigos científicos