RACISMO E SEXISMO ALGORÍTMICOS:
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MECANISMO COMERCIAL DE BUSCA DO GOOGLE
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369466455Palavras-chave:
Algoritmos, Raça, Gênero, Google, Safiya NobleResumo
O presente trabalho assenta sua a abordagem em torno da temática privilegiada dos algoritmos, visando a enfrentar o seguinte problema: como os algoritmos criam condições de exposição desigual a situações discriminatórias assinaladas por marcadores de raça e gênero? O objetivo do trabalho é, portanto, demonstrar o modo como os algoritmos operam contemporaneamente, notadamente em termos da expressão de vieses de raça e gênero. Concebendo-se o dispositivo algorítmico como agenciador de multiplicidades numa sociedade expositiva, o estudo possui como ponto privilegiado o exame de uma das maiores e mais poderosas companhias de Internet da contemporaneidade, a saber, a Google. Buscando compreender as lógicas discriminatórias engendradas por algoritmos de classificação de informações em seu mecanismo comercial de busca, em suma, percebe-se que a lógica algorítmica produz e é produzida por formas sociais, político-econômicas e tecnológicas que articulam, desenvolvem e aprofundam novas práticas punitivas.
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