O que estudam os estudos de cultura visual?

Autores

  • Pablo Sérvio Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734812393

Palavras-chave:

Cultura visual, Visualidade, Campo, Objeto

Resumo

Este artigo busca respostas para a pergunta “o que estudam os estudos de cultura visual?”. Busca demonstrar que a dificuldade em responder a esta interrogação feita com frequência por alunos que se interessam pelos trabalhos de autores vinculados à Cultura Visual é compreensível. Argumenta que isso ocorre porque, apesar das semelhanças aparentes entre estes trabalhos, eles trilham caminhos específicos. O texto propõe uma revisão bibliográfica que mapeia esse labirinto e auxilia os alunos a perceberem diferentes nuanças. Inicia questionando os conceitos de visão e visualidade e, em seguida, identifica dois importantes dissensos entre os autores deste campo. O primeiro, refere-se ao debate entre autores que focam exclusivamente experiências visuais mediadas por imagens ou artefatos visuais e aqueles que se posicionam em favor de um conceito de visualidade mais amplo do que “estudo de imagens”. O segundo dissenso, refere-se à delimitação ou não de um foco histórico, ou seja: estudar toda e qualquer época ou apenas uma época específica? O artigo ressalta, ainda, que em meio a esses debates há uma variedade de usos da expressão “Cultura Visual” que precisa ser compreendida.

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Biografia do Autor

Pablo Sérvio, Universidade Federal de Goiás

Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual-Doutorado da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, é mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Teoria da Comunicação da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, Piauí.

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Sérvio, P. (2014). O que estudam os estudos de cultura visual?. Revista Digital Do LAV, 7(2), 196–215. https://doi.org/10.5902/1983734812393