O que estudam os estudos de cultura visual?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734812393Schlagworte:
Cultura visual, Visualidade, Campo, ObjetoAbstract
Este artigo busca respostas para a pergunta “o que estudam os estudos de cultura visual?”. Busca demonstrar que a dificuldade em responder a esta interrogação feita com frequência por alunos que se interessam pelos trabalhos de autores vinculados à Cultura Visual é compreensível. Argumenta que isso ocorre porque, apesar das semelhanças aparentes entre estes trabalhos, eles trilham caminhos específicos. O texto propõe uma revisão bibliográfica que mapeia esse labirinto e auxilia os alunos a perceberem diferentes nuanças. Inicia questionando os conceitos de visão e visualidade e, em seguida, identifica dois importantes dissensos entre os autores deste campo. O primeiro, refere-se ao debate entre autores que focam exclusivamente experiências visuais mediadas por imagens ou artefatos visuais e aqueles que se posicionam em favor de um conceito de visualidade mais amplo do que “estudo de imagens”. O segundo dissenso, refere-se à delimitação ou não de um foco histórico, ou seja: estudar toda e qualquer época ou apenas uma época específica? O artigo ressalta, ainda, que em meio a esses debates há uma variedade de usos da expressão “Cultura Visual” que precisa ser compreendida.
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