Montes sagrados: uma viagem pela iconologia portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734866499Parole chiave:
Montes sagrados, Bom Jesus do Monte, Iconologia, Iconografia, MitoAbstract
As montanhas sempre fascinaram os homens desde antes da efetivação do lógos, transmitindo-lhes medo, devoção e respeito. Devido a isso, diversas interpretações mítico-religiosas foram criadas, tendo tais elevações como elementos-chave: seja como representação da divindade, sua morada, ou locais para suas teofanias. Assim, o cristianismo, como o judaísmo de onde surgiu, não ficou alheio a essa peregrinação aos locais sagrados, muitos dos quais montes. Por volta do ano 1000 de nossa era, os peregrinos cristãos ansiavam por dirigir-se a Jerusalém, como forma de expiar seus pecados na virada do novo milênio que se aproximava, no entanto, os turcos otomanos dificultaram tal acesso, levando os fiéis europeus a buscarem novas alternativas para expressar sua fé, como os montes sagrados. Dessa maneira, este artigo visa a compreender como se efetivou este processo, buscando resgatar elementos iconográficos e iconológicos que se dispersaram devido à ação do tempo, a fim de que pesquisadores e estudantes brasileiros possam ter acesso a esse manancial logo-imagético também presente em nosso fazer artístico. Para isso, empreendeu-se, de modo especial, uma pesquisa logo-imagética, a partir das considerações iconográficas de Cesare Ripa (2007a, 2007b).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASBRIDGE, T. The Crusades: The Authoritative History of the War for the Holy Land. New York: Harper Collins, 2010.
BRANDÃO, J. Apontamentos imagético-interdisciplinares: as artes iconológica, pictográfica, fotográfica e literária. Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2014.
BRANDÃO, J. O Lógos e a Especificidade da Linguagem Poética. In: Eutomia. Recife: UFPE, 2009.
BÍBLIA SAGRADA: Edição pastoral. São Paulo: Ed. Paulinas, 1990.
HEGEL, G.W.F. Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie. Leiden: A. H. Adriani, 1908.
HORAPOLO. Hieroglyphica. Madrid: Akal, 2011.
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
NOBRE ALCORÃO (Trad. Helmi Nasr). Complexo Impres. Rei Fahd, s/l, (1426 Hégira), 2005.
PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PIMENTEL, D. P. F. S. Memórias do Bom Jesus do Monte. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1844.
RIPA, C. Iconología (Tomo I). Madrid: Akal, 2007a.
RIPA, C. Iconología (Tomo II). Madrid: Akal, 2007b.
RITTER, J. GRÜNDER, K. GABRIEL, G. Historisches Wörterbuch der Philosophie. Basel, Schwabe Verlag, 2007.
SINGUL, F. Sacromontes y camino de santiago: mentalidad, cultura y patrimônio. In: FONTANA, F. LODARI, R. SORRENTI, P. Lugares y vías de peregrinación: Los sacromontes de piamonte y lombardia (Catálogo de la exposición). Ponzano Monferrat: Centro di Documentazione ei Sacri Monti, Calvari e Complessi devozionali europei, 2004.
VAREZ. D. Pele: the fire Goddess. Honolulu: Bishop Museum Press, 1991.
WEIL, P. TOMPAKOW, R. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 2013.