Ravena e o fim do Império Romano Ocidental: construção imagética do Christus Militans

Autores

  • Jack Brandão Universidade de Santo Amaro, Unisa
  • Christine Meier Universidade de Santo Amaro
  • Ricardo Alexandre Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828890

Palavras-chave:

Ravena, Christus Militans, Mosaico, Iconologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Christus Militans, mosaico da capela arcebispal de Ravena, obra que chama a atenção não só por sua beleza, mas, sobretudo, por sua temática. Isso porque, acostumados com a mensagem pacífica e salvadora de Cristo, o leitor pode ser levado ao estranhamento ao ver representado um Cristo soldado. Além disso, pretendemos discorrer sobre a questão iconológica e sua tradição presentes em sua representação. 

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Biografia do Autor

Jack Brandão, Universidade de Santo Amaro, Unisa

Mestre e Doutor em Literatura pela  Universidade de São Paulo (USP), Professor Titular do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP) e coordenador do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS/DGP-CAPES

Christine Meier, Universidade de Santo Amaro

Mestranda em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) e membro do do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS/DGP-CAPES

Ricardo Alexandre Ramos

Mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), especialista Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Escola Superior de Administração e membro do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS/DGP-CAPES

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

Brandão, J., Meier, C., & Ramos, R. A. (2018). Ravena e o fim do Império Romano Ocidental: construção imagética do Christus Militans. Revista Digital Do LAV, 11(1), 140–160. https://doi.org/10.5902/1983734828890