A (in)visibilidade da interculturalidade em um Curso de Licenciatura em Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866845

Palavras-chave:

Formação Docente, Interculturalidade, Educação musical, Currículo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que analisou como discentes de um Curso de Licenciatura em Música do Norte do Brasil desenvolvem, em suas práticas acadêmico-docentes, uma perspectiva de educação musical intercultural. Para tanto, toma-se como pressupostos as considerações de Walsh (2012) e Queiroz (2004) sobre a interculturalidade, embebidas de princípios decoloniais, e a necessidade de se repensar a formação acadêmico-docente em uma concepção de educação musical abrangente, que atenda demandas da sociedade contemporânea e que faça ouvir, também, conhecimentos musicais não hegemônicos. Para isso, a referida pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa de fundamento fenomenológico a partir de pesquisa documental e da realização de entrevistas com três acadêmicos, orientando-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Neste recorte, enfoca-se os resultados parciais da pesquisa documental esperando contribuir com a formação docente para o ensino de música embasada na perspectiva intercultural.

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Biografia do Autor

Eli de Matos Araujo, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Pedagogo na rede municipal de ensino de Boa Vista - RR, atua como professor de educação infantil, discente dos cursos de Licenciatura em Música e Mestrado em Educação da UFRR, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (Projeto de Música) e programa de Residência Pedagógica (Projeto de Música), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2015),Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase em Pedagogia e Educação Musical nas instituições SESI Roraima, Colégio Objetivo Roraima, Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo - SP, Potenciali - Cursos Extracurriculares, São Paulo - SP, Corporação Musical Lyra de Mauá, Mauá - SP; e Sabina - Escola Parque do Conhecimento, Santo André - SP.

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e membro do Grupo de Pesquisa Autonarrativa de práticas musicais (NarraMus). Pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É coordenadora da região Norte na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e representante do estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

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Publicado

2022-07-12 — Atualizado em 2022-09-06

Como Citar

Araujo, E. de M., & Almeida, J. de. (2022). A (in)visibilidade da interculturalidade em um Curso de Licenciatura em Música. Revista Digital Do LAV, 15, e11/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1983734866845