#VAMOVIRARUM2020SEMPRECONCEITO? – imagem-currículo e cultura visual

Autores

  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz Fora - Juiz de Fora, MG
  • Danilo Araujo de Oliveira Doutorando em Educação pela UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734842976

Palavras-chave:

Imagem. Cultura visual. Currículo.

Resumo

A partir dos estudos da cultura visual, da contribuição do campo teórico curricular e apoiados nas teorias pós-críticas, analisamos o funcionamento de uma imagem-currículo. O artigo explora a necessidade de atenção para as experiências diárias do visual, as contribuições da imagem para o campo da educação, focando nos processos educativos dos currículos que acontecem e estão em funcionamento no cotidiano. Assim, desenvolvemos o argumento de que a imagem-currículo aqui investigada introduz questionamentos e fabrica lacunas no pensamento, modificando o que é visto e dito, o que se vê e o que se diz, o que se faz e o que se pode fazer com que os sujeitos pensam sobre as verdades às quais eles se vinculam e sobre o que pensam sobre si mesmos.

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz Fora - Juiz de Fora, MG

Licenciado e Bacharel em História, mestre em Educação, doutor em Educação e Pós-doutor em Educação e Cultura Visual, Coordenador do Grupo de estudos e Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED). Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF

Danilo Araujo de Oliveira, Doutorando em Educação pela UFMG

Licenciado em Letras, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UFMG. Membro do GECC - Grupo de estudos em Currículo e Cultura.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Ferrari, A., & Oliveira, D. A. de. (2020). #VAMOVIRARUM2020SEMPRECONCEITO? – imagem-currículo e cultura visual. Revista Digital Do LAV, 13(1), 014–033. https://doi.org/10.5902/1983734842976