Problematizações sobre o ensino de artes visuais e a educação musical

Autores

  • Luís Fernando Lazzarin

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482184

Palavras-chave:

Cultura, Ensino de Artes Visuais, Educação Musical

Resumo

As problematizações feitas neste texto inserem-se nas discussões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da linguagem na produção dos campos do ensino de Artes Visuais (AV) e da Educação Musical (EM). O interesse deste texto é tratar de certas práticas discursivas que funcionam como regimes de verdade para legitimar o ensino de AV e EM. São elas: o discurso romântico e o discurso científico. Contudo, o ensino de AV e EM é levado a rever sua atuação, por força do sentido de convergência de linguagens que as práticas artísticas contemporâneas propõem. Inicialmente, é feita uma discussão sobre a rede discursiva que produz os campos de conhecimento em questão. Em seguida, o texto aponta algumas possibilidades de convergências no ensino de AV e EM e de resistência à cientificidade dos currículos, tendo como pano de fundo algumas aproximações com a filosofia da diferença.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Lazzarin

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2010-10-25

Como Citar

Lazzarin, L. F. (2010). Problematizações sobre o ensino de artes visuais e a educação musical. Revista Digital Do LAV, 2(2), 026–043. https://doi.org/10.5902/198373482184