Memórias com a música em ambientes informais e religiosos: diálogos com processos formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734842411

Palavras-chave:

Ensino Superior, História de Vida, Pesquisa (Auto)biográfica, Educação Musical

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir resultados parciais de uma pesquisa de doutorado que se referem às experiências com a música e o seu ensino em contextos informais e religiosos materializadas em narrativas musicais. Tal investigação adotou, como aporte teórico, as discussões sobre os conceitos formação (BRAGANÇA, 2011; CHIENÉ, 2010; CUNHA, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006; JOSSO, 2004; 2010a; 2010b; PASSEGGI, 2011b), história de vida e narrativa (ABRAHÃO, 2004; BOLÍVAR; DOMINGO; FERNÁNDEZ, 2001; DELORY-MOMBERGER, 2011; 2014; FERRAROTTI, 2010; 2014; JOSSO, 1999; 2016; PASSEGGI, 2011a; PINEAU; LEGRAND, 2012, e outros), principalmente, considerando que visou compreender as maneiras por meios das quais acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Música produziriam sentidos para seus processos formativos a partir do desenvolvimento de biografias músico-educativas. Espera-se contribuir com o debate sobre as implicações de abordagens (auto)biográficas em processos formativos de professores, sobretudo, nas inter-relações entre esses e memórias com a música.

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Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro dos Grupos de Pesquisas Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É coordenadora da região Norte na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e representante do estado Roraima  e no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Almeida, J. de. (2020). Memórias com a música em ambientes informais e religiosos: diálogos com processos formativos. Revista Digital Do LAV, 13(1), 147–168. https://doi.org/10.5902/1983734842411