Iconofotologia: entre o lógos poético, o eikón e a techné fotográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734838906

Palavras-chave:

Iconofotologia, Poema fotográfico, Poesia, Fotografia, Iconologia

Resumo

Este artigo propõe uma nova abordagem para a leitura de textos de períodos extemporâneos. Para isso, foi necessário criar novos termos que correspondessem a essa expectativa: iconofotologia e poemas fotográficos. Para um leitor contemporâneo ler e compreender textos retóricos dos séculos XVI, XVII e XVIII, ele teria que ter acesso a chaves sígnicas às quais só seus leitores tinham acesso: iconologias. No entanto, essa referência foi perdida, então a substituímos por outra, baseada no acervo de imagens fotográficas que temos hoje e que chamamos de iconofotológica. A partir disso, será possível ler, do ponto de vista contemporâneo (não de um ponto de vista do século XVII, por exemplo), poemas que chamamos de fotográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jack Brandão, Universidade de Santo Amaro, Unisa

Doutorado em Literatura alemã ("Iconofotologia do Barroco alemão" ), Mestrado em Literatura alemã ("A literatura barroca na Alemanha: representação, vanitas e guerra") ambos pela Universidade de São Paulo; Bacharel pelo Centro Universitário Ibero-Americano com Licenciatura Plena em Português e Alemão

Referências

ALMEIDA, J. Entre texto e imagem: título e quadro. Alceu, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 88-98, jan./jun. 2006. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n12_Almeida.pdf. Acesso em: 1 abr. 2019.

BARTHES. R. Camera Lucida: Reflections on Photography. New York: Hill & Wang, 1982.

BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BONFIGLIOLI, C. P. Representação e pensamento: a visibilidade dependente. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 17., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Compós, 2008. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_296.pdf. Acesso em: 7 abr. 2019.

BRANDÃO, J. A questão da imagem. Eikón, eidolon e imago: objetos de poder. In: ______ (Org.). Imagem: reflexo do mundo e do homem? Questões acerca de iconologia… EmbuGuaçu: Lumen et Virtus, 2017. p. 19-67.

CHANGEUX, J. P. Razão e prazer: do cérebro ao artista. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

DUBOIS, J. et al. Retórica geral. São Paulo: Cultrix-Edusp, 1974.

DUBOIS, J. et al. Retórica da poesia: leitura linear, leitura tabular. São Paulo: Cultrix - Edusp, 1980.

FLEMMING, W. Deutsche Kultur im Zeitalter des Barock. Potsdam: Akademische Verlagsgesellschaf te Athenaion, 1937.

FLUSSER, V. Towards a Philosophy of Photography. London: Reaktion Books, 2006.

GUIMARÃES, C. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 1997.

HOMER. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Hedra, 2011

LEVIN, S. Estruturas linguísticas em poesia. São Paulo: Cultrix, 1975.

MARAVALL, J. A. A cultura do Barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.

PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2004.

PAZ, O. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SONTAG, S. On photograph. New York: RosettaBooks, 2005.

VIRGIL, P. M. The Aeneid. Translated by Robert Fagles. New York: Penguin, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Brandão, J. (2019). Iconofotologia: entre o lógos poético, o eikón e a techné fotográfica. Revista Digital Do LAV, 12(3), 172–190. https://doi.org/10.5902/1983734838906