Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373487397Palavras-chave:
Cultura Visual, Representação social, Ser professora universitáriaResumo
A temática desta reflexão trata da desconstrução de um padrão que normatiza o ser professor universitário a partir de artefatos da cultura visual de uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizadas como fonte de dados entrevistas realizadas com professores/as colaboradores/as, recém ingressantes, na Universidade Federal de Goiás – UFG, entre os/as quais a pesquisadora se inclui tanto como respondente, quanto como recém ingressante na mesma instituição. Para todos/as foi perguntado “Você se considera educador/a?”; como segunda fonte, foi analisado o Jornal UFG, na sua comemorativa 50a edição, buscando a partir das fotografias dos/as seus/suas professores/as, como a instituição constrói as representações deles/as. Como resultados, serão apresentadas as análises dialogadas com referenciais bibliográficos objetivando compreender como algumas representações sociais do que é ser professor universitário interferem na prática docente da pesquisadora.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol II. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
KINCHELOE, Joe. O poder da bricolagem: ampliando os métodos de pesquisa. In: _____;
BERRY, Kathleen. Pesquisa em educação – conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LAP, Ngo Tu. Identité culturelle: la relativité de la diversité. In: _______. Diversité culturelle et mondialisation. Éditions Autrement: Paris, 2004.
MITCHELL, W. J. T. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, n. 2, p. 165-181, jun. 2002.
MONTEIRO, Rosana Horio. Cultura visual: definições, escopo, debates. Domínios da Imagem, n. 2, p. 129-134, maio 2008.
SOUZA, Mariana Binato de; DIEHL, Viviane. Singularização de identidades e construção
de subjetividades na perspectiva da cultura visual. Revista Digital do LAV – Laboratório
de Artes Visuais, n. 8, p. 1-24, março de 2012.
ORTEGA VARCÁRCEL, José. Filosofías de la subjetividad: la crítica al racionalismo. In: _______. Los horizontes de la geografia. Barcelona: Editora Ariel, 2000.
PENNA, Maura. O que faz ser nordestino: identidades sociais, interesses e o
“escândalo” Erundina. São Paulo: Cortez, 1992.