Diários de aula como deflagrador de uma pesquisa com experimentações audiovisuai

Autores

  • Lara Lima Satler PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734824180

Palavras-chave:

Diários de aula, Educação, Cultura visual

Resumo

Este artigo analisa diários de aula como uma estratégia de descoberta de uma pesquisa situada no campo da educação da cultura visual. Nesse sentido, os diários de aula despertam em mim, professora-pesquisadora, a sistematização das ideias para a construção de um percurso teórico-metodológico. Como a análise de diários de aula discentes e docentes estimulam a construção estratégias teórico-metodológicos em educação da cultura visual? Por meio da análise de diários de aula discentes e docente, o texto objetiva discutir sobre a potência dessa ferramenta. Como resultados, pretendo contribuir com pesquisas que utilizam diários de aula no campo da educação a cultura visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lima Satler, PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás

É doutora em Artes e Cultura Visual (FAV / UFG), cursa pós-doutorado no Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/ UFRJ). Professora de Audiovisual na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG). 

Referências

DELGADO, M. Lo común y lo colectivo. Barcelona, Universitat de Barcelona, 2007. Disponível em:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwioi96QoazKAhUJEZAKHdkZABMQFggcMAA&url=http%3A%2F%2Fmedialabprado.es%2Fmmedia%2F0%2F688%2F688.pdf&usg=AFQjCNF3UuOz2RZfR5hDsDjoPJWmojN4Mg>. Acesso em: 14.mar.2015

KINCHELOE, J. L. O poder da bricolagem: ampliando os métodos de pesquisa. In: ________; BERRY, K. Pesquisa em educação – conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007, pp.15-37.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entre itinerários, conexões e perspectivas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 7-9.

MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial (Org.). Campinas/SP: Papirus, 2009, 432 p.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. O que pode um diário de aula? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 225-236.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: diários de aula como foco de investigação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 175-190.

PERUZZO, C. M. K. Tópicos sobre o ensino da Comunicação no Brasil. In: __________; SILVA, R. B. (Orgs.). Retrato do ensino em Comunicação no Brasil. São Paulo: Intercom, Taubaté: Unitau, 2003, pp. 119-138.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2002, 143p.

SATLER, L. L. O Ensino da Publicidade entre o Passado e o Presente. In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (Orgs.). Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. Salto, SP: Editora Schoba, 2010, pp. 773-784.

SATLER, L.L.; MARTINS, A. F. Sai da caixa: o início de uma aventura emancipatória com o ensino audiovisual. In: GERALDO, S. C.; COSTA, L. C. (Orgs.). ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 22º, 2012a. Sai da caixa: o início de uma aventura emancipatória com o ensino audiovisual. Rio

de Janeiro: ANPAP, 2012a.

SCHNETZLER, R. P. Prefácio. In: GERALDI, C.M.G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil ALB, 1998, pp.7-10.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Satler, L. L. (2016). Diários de aula como deflagrador de uma pesquisa com experimentações audiovisuai. Revista Digital Do LAV, 9(3), 035–059. https://doi.org/10.5902/1983734824180