Riscos e rabiscos na iniciação à docência em arte

Sabrina Esmeris, Ernani Mügge

Resumo


O presente artigo tem como foco a importância da pesquisa na iniciação à docência, bem como sua aplicabilidade e resultados. O objetivo é apontar a relevância de programas como o PIBID para os estudantes que pretendem seguir na carreira de docentes. Para isso, este trabalho desenvolve diálogos a partir dos processos e produtos de um Subprojeto PIBID Artes Visuais da UFRGS, cujas tarefas se desenvolveram em articulação com uma escola situada na cidade de Porto Alegre. Desse modo, é possível compreender a significância de programas que não atingem resultados isolados, visto que seus efeitos surgem na relação entre Educação Superior e Escolas de Ensino Básico, envolvendo os alunos e professores universitários, assim como a comunidade escolar da Educação Básica.


Palavras-chave


Pesquisa; PIBID; Artes Visuais; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo, SP: Martins, 2005.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L (org). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

ESMERIS, Sabrina. Correr o Risco: o desenho em campo expandido a partir de um projeto educativo do PIBID Artes Visuais. Porto Alegre: (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2018.

FEITOSA, Charles. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

HERNÁNDEZ, Fernando Hernández. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L (org). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

MASTROBERTI, Paula (coord.) Curso de Extensão Fadas na Cultura Midiática: Ética, Estética e Poética coordenado por Paula Mastroberti, na UFRGS em 8 abril a 27 de maio de 2017.

MASTROBERTI, Paula. O Super – Herói Universitário: porque não podemos ficar à margem. In: COSTA, Luciano Bedin da; MASTROBERTI, Paula. Super Herói Universitário: Dicionário Raciocinado das Licenciaturas Tomo V. Porto Alegre: Editora dos autores, 2016.

PONGE, Robert Charles. Surrealismo e novo mundo. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

PORTAL MEC: http://portal.mec.gov.br/pibid Acesso em 16 abril 2019.

SCHENKEL, Camila Monteiro. Distensões da imagem: um estudo sobre as relações entre fotografia e texto no trabalho de Vera Chaves Barcellos e Rosângela Rennó. 2011. 201f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) ‒ UFRGS, Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/34065. Acesso em: 16 abril 2019




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734837856

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio