Pintura mural como experiência educacional em uma oficina de arte educação

Autores

  • Mariete Taschetto Uberti UNICID, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373485325

Palavras-chave:

Pintura mural, Educação em Artes Visuais, Cotidiano

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que objetivou contextualizar as possibilidades da pintura mural numa proposição educativa em artes, por meio de uma oficina de arte mural, com um grupo de jovens da Escola Aberta, na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em Santa Maria, RS. Tal premissa foi pensada e embasada pelo estudo da pintura mural e suas confluências com a arte e o espaço, enquanto subsídio que possibilitasse experiências em artes junto aos educandos, através de entrelaçamentos com a educação na contemporaneidade, a arte, a pintura e o cotidiano destes jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariete Taschetto Uberti, UNICID, UFSM

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte pública, educação das artes visuais e intervenção.  Acadêmica do curso de Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universiade Cidade de São Paulo.
Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte pública, educação das artes visuais e intervenção. Bolsita Capes - PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, no sub-projeto "Arte pública" (2010).  Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universiade Cidade de São Paulo (2012). Mestranda do PPGART/UFSM em Arte e Cultura.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida Liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

COELHO, Roseane Martins. O sujeito e a construção da identidade: implicações na infância, na educação e na arte. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 105-130.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 131- 161.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. e FUZARI, F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

FERREIRA, Sueli. O Ensino das artes construindo caminhos. 3ª Ed. São Paulo: Editora Papiros, 2004.

FIGUEIREDO, João. Educação e afetividade na relação com @ outr@: contributos da perspectiva eco-relacional. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo; BARCELOS, Valdo. Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Santa Cruz do Sul:

UDUNISC, 2009, p. 21-43.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HERNANDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

________________________. Los Estúdios de Cultura Visual: La construcción permanente de un campo no disciplinar. La Puerta. Publicación de Arte y Deseño, 2006.

_____________________. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LÜDKE, Menga, André, Marli G. D. A. Pesquisa em educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem a das práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.

NETO, Augusto dos Santos. A pintura como arte pública. In: MARTINS, Alice F.; COSTA, Luiz E; MONTEIRO, Rosane H. 14° Encontro: Cultura Visual e desafios da pesquisa em Artes. Goiânia: UFG, 2005.

Downloads

Publicado

2012-09-05

Como Citar

Uberti, M. T. (2012). Pintura mural como experiência educacional em uma oficina de arte educação. Revista Digital Do LAV, (9), 033–048. https://doi.org/10.5902/198373485325