Pintura mural como experiência educacional em uma oficina de arte educação

Mariete Taschetto Uberti

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que objetivou contextualizar as possibilidades da pintura mural numa proposição educativa em artes, por meio de uma oficina de arte mural, com um grupo de jovens da Escola Aberta, na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em Santa Maria, RS. Tal premissa foi pensada e embasada pelo estudo da pintura mural e suas confluências com a arte e o espaço, enquanto subsídio que possibilitasse experiências em artes junto aos educandos, através de entrelaçamentos com a educação na contemporaneidade, a arte, a pintura e o cotidiano destes jovens.

Palavras-chave


Pintura mural; Educação em Artes Visuais; Cotidiano

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Vida Liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

COELHO, Roseane Martins. O sujeito e a construção da identidade: implicações na infância, na educação e na arte. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 105-130.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 131- 161.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. e FUZARI, F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

FERREIRA, Sueli. O Ensino das artes construindo caminhos. 3ª Ed. São Paulo: Editora Papiros, 2004.

FIGUEIREDO, João. Educação e afetividade na relação com @ outr@: contributos da perspectiva eco-relacional. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo; BARCELOS, Valdo. Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Santa Cruz do Sul:

UDUNISC, 2009, p. 21-43.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HERNANDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

________________________. Los Estúdios de Cultura Visual: La construcción permanente de un campo no disciplinar. La Puerta. Publicación de Arte y Deseño, 2006.

_____________________. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LÜDKE, Menga, André, Marli G. D. A. Pesquisa em educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem a das práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.

NETO, Augusto dos Santos. A pintura como arte pública. In: MARTINS, Alice F.; COSTA, Luiz E; MONTEIRO, Rosane H. 14° Encontro: Cultura Visual e desafios da pesquisa em Artes. Goiânia: UFG, 2005.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373485325

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio