Avaliação de carga cognitiva na aprendizagem de software: aplicação do NASA-TLX para estudantes de ensino técnico integrado em Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489776

Palavras-chave:

Carga cognitiva, Ensino de Design, Tecnologia

Resumo

A carga cognitiva é a demanda gerada pela memória de trabalho por parte de uma tarefa que envolve aprendizagem. Quando os requerimentos da tarefa exigem capacidades aquém das disponíveis pelo indivíduo, há a chamada sobrecarga cognitiva. Este trabalho tem por objetivo analisar a carga cognitiva percebida por estudantes de cursos técnicos em Design ao utilizarem softwares gráficos (Illustrator, Photoshop e AutoCAD), por meio da aplicação adaptada do instrumento NASA-TLX, com o intuito de identificar desafios no processo de aprendizagem e propor estratégias para minimizar a sobrecarga cognitiva. Parte de uma preocupação com as e os estudantes de Design, que precisam aprender as ferramentas digitais em meio ao excesso de informações do dia a dia e que podem estar experimentando seus primeiros contatos com um computador. O NASA-TLX, desenvolvido pela NASA em 1986, avalia a carga percebida a partir de seis dimensões: demanda mental, demanda física, demanda temporal, performance, esforço e frustração. O estudo conclui que a carga cognitiva percebida pelos(as) estudantes é de moderada a alta, sugerindo que o aprendizado de softwares gráficos é desafiador e pode se beneficiar de métodos de ensino que reduzam a sobrecarga cognitiva e facilitem a integração de habilidades digitais.

Biografia do Autor

Bruna Ferreira Gugliano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora no Doutorado em Design (PGDesign UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vinicius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Adjunto, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Gugliano, B. F., & Ribeiro, V. G. (2025). Avaliação de carga cognitiva na aprendizagem de software: aplicação do NASA-TLX para estudantes de ensino técnico integrado em Design. Educação, 50(1), e103/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644489776

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