Avaliação de carga cognitiva na aprendizagem de software: aplicação do NASA-TLX para estudantes de ensino técnico integrado em Design
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489776Palavras-chave:
Carga cognitiva, Ensino de Design, TecnologiaResumo
A carga cognitiva é a demanda gerada pela memória de trabalho por parte de uma tarefa que envolve aprendizagem. Quando os requerimentos da tarefa exigem capacidades aquém das disponíveis pelo indivíduo, há a chamada sobrecarga cognitiva. Este trabalho tem por objetivo analisar a carga cognitiva percebida por estudantes de cursos técnicos em Design ao utilizarem softwares gráficos (Illustrator, Photoshop e AutoCAD), por meio da aplicação adaptada do instrumento NASA-TLX, com o intuito de identificar desafios no processo de aprendizagem e propor estratégias para minimizar a sobrecarga cognitiva. Parte de uma preocupação com as e os estudantes de Design, que precisam aprender as ferramentas digitais em meio ao excesso de informações do dia a dia e que podem estar experimentando seus primeiros contatos com um computador. O NASA-TLX, desenvolvido pela NASA em 1986, avalia a carga percebida a partir de seis dimensões: demanda mental, demanda física, demanda temporal, performance, esforço e frustração. O estudo conclui que a carga cognitiva percebida pelos(as) estudantes é de moderada a alta, sugerindo que o aprendizado de softwares gráficos é desafiador e pode se beneficiar de métodos de ensino que reduzam a sobrecarga cognitiva e facilitem a integração de habilidades digitais.
Referências
ALVES, Marcus Vinicius Costa et al. As dimensões da carga cognitiva e o esforço mental. Revista Brasileira de Psicologia, v. 4, n. 01, p. 2-16, 2017.
CLARK, Ruth C.; NGUYEN, Frank; SWELLER, John. Efficiency in learning: Evidence-based guidelines to manage cognitive load. New York: John Wiley & Sons, 2011.
CARDOSO, Mariane de Souza; GONTIJO, Leila Amaral. Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT. Gestão & Produção, v. 19, p. 873-884, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2012000400015
CARVALHO, Paulo Victor Rodrigues de. Ergonomia Cognitiva. In: VIDAL, Mário Cesar; MÁSCULO, Francisco Soares (Org.). Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 196 - 211.
CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121125504/tic_domicilios_2021_livro_eletronico.pdf . Acesso em: 07 fev 2023
DA COSTA, Mário Graça et al. Fatores que influenciam o bem-estar e o mal-estar dos alunos e professores: um olhar para seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 5, n. 1, p. e514832-e514832, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832
DEVEZA, Janivalda Rocha de Jesus. Uso das tecnologias digitais pelos estudantes da geração z: estudo em uma biblioteca escolar. Dissertação. Universidade Federal da Bahia, 2021.
FALCADE, Andressa; ABEGG, Ilse; FALCADE, Lais. TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 795–810, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64208. Acesso em: 2 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208
GALY, Edith; CARIOU, Magali; MÉLAN, Claudine. What is the relationship between mental workload factors and cognitive load types?. International journal of psychophysiology, v. 83, n. 3, p. 269-275, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2011.09.023
GOBBI, Aline Girardi; DOS SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna. Técnicas de análise de carga mental aplicadas no Design de Interfaces Gráficas. Human Factors in Design, v. 4, n. 7, p. 046-069, 2015.
HART, Sandra G. NASA task load index (TLX). 1986. Disponível em: https://ntrs.nasa.gov/citations/20000021487. Acesso em: 26 jun 2023.
HART, Sandra G. NASA-task load index (NASA-TLX); 20 years later. In: Proceedings of the human factors and ergonomics society annual meeting. Sage CA: Los Angeles, CA: Sage publications, 2006. p. 904-908. DOI: https://doi.org/10.1177/154193120605000909
HILL, Susan G. et al. Comparison of four subjective workload rating scales. Human factors, v. 34, n. 4, p. 429-439, 1992. DOI: https://doi.org/10.1177/001872089203400405
IIDA, Itiro; BUARQUE, Lia. Ergonomia: projeto e produção. 3 ed. São Paulo: Blucher, 2021.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324-341, 2023.
LEITE, Elnata Fernandes; LUCENA, André Duarte. Avaliação da carga mental de trabalho e dores musculares de trabalhadores de uma empresa de telemarketing. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/8366/1/ElnataFL_ART.pdf. Acesso em: 18 ago 2023.
LONGO, Luca; ORRÚ, Giuliano. Evaluating instructional designs with mental workload assessments in university classrooms. Behaviour & Information Technology, v. 41, n. 6, p. 1199-1229, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2020.1864019
MARSHALL, Lindsey; MEACHEM, Lester. Widening access, narrowing curriculum: is the expectation of software training changing the culture within visual communications higher education?. In: Fifth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT'05). IEEE, 2005. p. 1052-1056. DOI: https://doi.org/10.1109/ICALT.2005.309
MAYER, Richard. Multimedia Learning. 3rd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
MAZZAROTTO FILHO, Marco André; ULBRICHT, Vania Ribas. O ensino formal de softwares em cursos de design gráfico: uma presença fragmentada. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 2832-2843, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0243
MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia Conceitos e Aplicações. São Paulo: Editora 2AB, 1998.
MORENO, Roxana. Cognitive load theory: More food for thought. Instructional Science, v. 38, p. 135, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11251-009-9122-9
NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. História, v. 9, n. 3, 2015.
OLIVEIRA, Adriel Kelvin Dias et al. Avaliação da carga mental em intérpretes e tradutores de libras. S/d. Disponível em: https://bit.ly/3OXEE65. Acesso em: 18 ago 2023.
RIBEIRO, Ana Carolina; BEHAR, Patrícia. Competências para o letramento digital. 2013. In: BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso Editora, 2013
RUBIO, Susana et al. Evaluation of subjective mental workload: A comparison of SWAT, NASA‐TLX, and workload profile methods. Applied psychology, v. 53, n. 1, p. 61-86, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2004.00161.x
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, n. 1, p. 19-28, 2013.
SWELLER, John; AYRES, Paul; KALYUGA, Slava. Cognitive Load Theory. New York: Springer, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-8126-4
TSANG, Pamela S.; VELAZQUEZ, Velma L. Diagnosticity and multidimensional subjective workload ratings. Ergonomics, v. 39, n. 3, p. 358-381, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/00140139608964470
WIEBE, Eric N.; ROBERTS, Edward; BEHREND, Tara S. An examination of two mental workload measurement approaches to understanding multimedia learning. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 3, p. 474-481, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2009.12.006
YOO, Gilsang; KIM, Hyeoncheol; HONG, Sungdae. Prediction of Cognitive Load from Electroencephalography Signals Using Long Short-Term Memory Network. Bioengineering, v. 10, n. 3, p. 361, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/bioengineering10030361
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

