Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária

André Luis Marques da Silveira, Gabriela Würzius Zambenedetti, Vinicius Gadis Ribeiro

Resumo


Este artigo aborda a temática da extensão universitária na educação brasileira. Metodologicamente, este trabalho baseia-se na revisão da bibliografia concernente a temática abordada. Primeiramente, apresenta o conceito de extensão universitária. Após, reflete sobre o valor da ação extensionista no âmbito do design a partir de uma perspectiva dialógica que busca a superação de problemas e o desenvolvimento social. Ao longo do texto, propõe-se um quadro de diretrizes para o auxílio nas práticas extensionistas no campo do design, a saber: Diretrizes gerais para a prática extensionista; Diretrizes para o ensino-aprendizagem na extensão, enquanto espaço formativo para aquisição de conhecimento; Diretrizes para o Design na extensão, envolvendo as abordagens de design mais alinhadas ao contexto da extensão e seus valores.


Palavras-chave


Design e educação; Design social; Extensão universitária; Quadro de diretrizes

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644423919

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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