Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária

Autores

  • André Luis Marques da Silveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Gabriela Würzius Zambenedetti Uniritter
  • Vinicius Gadis Ribeiro Uniritter

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423919

Palavras-chave:

Design e educação, Design social, Extensão universitária, Quadro de diretrizes

Resumo

Este artigo aborda a temática da extensão universitária na educação brasileira. Metodologicamente, este trabalho baseia-se na revisão da bibliografia concernente a temática abordada. Primeiramente, apresenta o conceito de extensão universitária. Após, reflete sobre o valor da ação extensionista no âmbito do design a partir de uma perspectiva dialógica que busca a superação de problemas e o desenvolvimento social. Ao longo do texto, propõe-se um quadro de diretrizes para o auxílio nas práticas extensionistas no campo do design, a saber: Diretrizes gerais para a prática extensionista; Diretrizes para o ensino-aprendizagem na extensão, enquanto espaço formativo para aquisição de conhecimento; Diretrizes para o Design na extensão, envolvendo as abordagens de design mais alinhadas ao contexto da extensão e seus valores.

Biografia do Autor

André Luis Marques da Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor adjunto do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atuou como professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Design do UniRitter. É doutor em Informática na Educação (UFRGS-PPGIE), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS-PPGCOM) e graduado em Artes Plásticas (UFRGS-Instituto de Artes) e Administração de Empresas (PUC). Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em projetos digitais. As suas temáticas de pesquisa abrangem: educação a distância; objetos de aprendizagem; design, arte e literatura.

Gabriela Würzius Zambenedetti, Uniritter

Possui graduação em Design (2010) e Especialização em Design Gráfico (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado na UniRitter, bolsista CAPES. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design Estratégico, Design Thinking, Design Gráfico e pesquisa orientada para o design. 

Vinicius Gadis Ribeiro, Uniritter

Possui graduação em Ciências Náuticas pelo Ministério da Marinha (1984), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular das Faculdades de Informática, De Design e de Administração do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), professor adjunto da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), nos cursos de Administração e Relações Internacionais e professor titular (licenciado) dos cursos de Sistemas de Informação e de Administração da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos(FACENSA). É professor do Mestrado em Design do Centro Universitário Ritter dos Reis, na área de concentração Design, Educação e Tecnologia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Design do Centro Universitário Ritter dos Reis (2011-2015). Coordenou o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação com Métodos Ágeis do UniRitter (2009-2011). Foi Coordenador Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras no UniRitter (2011-2012). É consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tem experiência na área de Projetos de Segurança Computacional, na área de Métodos de Pesquisa, no emprego de Modelos Matemáticos para Otimização de Projetos e no emprego de Modelos Matemáticos para Simulações de Fenômenos. É autor dos livros Fenômenos de Transporte: Fundamentos e Métodos, da Editora Cengage Learning; Pesquisa em Computação: uma abordagem metodológica para Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos de Iniciação Científica, do livro Equações Diferenciais para Engenheiros: uma abordagem prática e do livro Uma introdução à Criptografia: considerações de segurança da informação para o projeto de sistemas com requisitos de privacidade -, da editora UniRitter.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Silveira, A. L. M. da, Zambenedetti, G. W., & Ribeiro, V. G. (2019). Diretrizes para orientar a formulação e implementação de ações de Design na Extensão Universitária. Educação, 44, e9/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644423919

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua