A sistematização de experiências: seu potencial para a formação de profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489094

Palavras-chave:

Sistematização de experiências., Formação., Profissionais da educação.

Resumo

O tema estudado são as principais categorias da sistematização de experiências para seu uso como metodologia de formação e pesquisa de profissionais da educação. O objetivo é desenvolver uma síntese crítica das principais categorias da sistematização de experiências. A metodologia baseia-se na epistemologia dialético-materialista e na abordagem qualitativa da pesquisa. O método é a revisão de literatura. As fontes de recuperação das informações foram o site da RedAlforja, assim como as referências de trabalhos anteriores. Os critérios de inclusão/exclusão foram dois: a) a qualidade teórico-metodológica dos estudos; b) sua contribuição ou não para responder à questão e ao objetivo da pesquisa. Os resultados são uma síntese crítica das seguintes categorias da sistematização de experiências: 1) teorias de base; 2) conceituação de sistematização; 3) características de sistematização; 4) percursos metodológicos; 5) ética na sistematização; 6) limitações da sistematização. Os autores atualizam os conceitos de cada categoria e oferecem uma lista de referências para ampliação e consulta sobre o tema. As conclusões sintetizam a resposta à questão e o objetivo da pesquisa, destacando as sínteses construídas sobre cada uma das categorias estudadas, bem como a relevância da sistematização de experiências para a formação de profissionais da educação.

Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Uberaba-UNIUBE

Ronal Garnelo Escobar, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor pesquisador na Universidad Nacional Mayor de San Marcos e na Universidade San Ignacio de Loyola, ambas em Lima, Peru. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu de ambas as Universidades.

 

Violeta Lucy Gonzales Agama, Universidad San Ignacio de Loyola

Possui doutorado em Educação pela Universidade San Ignacio de Loyola, Lima, Peru. Professor e pesquisador daquela Universidade. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da mesma Universidade.

 

Referências

Barbosa-Chacón, J. W., Barbosa Herrera, J. C., & Rodríguez Villabona, M. (2013). Revisión y análisis documental para estado del arte: Una propuesta metodológica desde el contexto de la sistematización de experiencias educativas. Investigación Bibliotecológica, 27(61), 83–105.

Barbosa-Chacón, J. W., Barbosa Herrera, J. C., & Rodríguez Villabona, M. (2015). Concepto, enfoque y justificación de la sistematización de experiencias educativas. Una mirada “desde” y “para” el contexto de la formación universitaria. Perfiles Educativos, 37(149), 130–149. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2015.149.53128

Barragán Giraldo, D. (2020). Sistematización de experiencias educativas: entre teoría y metodología. Revista Internacional de Pedagogía e Innovación Educativa, 3(1), 1–22.

Barragán-Giraldo, D. F., Ibarra-Mogollón, M. L., & Pérez-Pérez, T. H. (2020). Itinerario formativo e investigativo en sistematización de experiencias (IFISE). Revista Colombiana de Educación, 1(79), 243–272. https://doi.org/10.17227/rce.num79-6349

Brandão, C. R. (1989). La educación popular en América Latina. Cedep.

Cifuentes-Gil, R. M., & Pantoja-Kauffmann, G. F. (2019). Sistematización de experiencias para construir saberes y conocimientos desde las prácticas: Sustentos, orientaciones, desafíos. Editorial Brujas.

Ghiso, A. M. (2014). La sistematización: Una estrategia investigativa de educadores que, con imaginación y coraje, deciden reinventarse críticamente. En R. Jaramillo Roldán (Ed.), La sistematización en educación y pedagogía (pp. 37–48). https://bibliotecadigital.udea.edu.co/dspace/bitstream/10495/25473/1/RodrigoJaramillo_2014_SistematizacionEducacionPedagogia.pdf

Guirão Goris, S. J. A. (2015). Utilidade e tipos de revisão de literatura. Enfermería Global, 9(2), 1–16. https://dx.doi.org/10.4321/S1988-348X2015000200002

Jara Holliday, O. (2018). La sistematización de experiencias: Práctica y teoría para otros mundos posibles (1ª ed.). Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano – CINDE.

Jara Holliday, O. (s.f.). Orientaciones teórico-prácticas para la sistematización de experiencias. Centro de Estudios y Publicaciones Alforja. https://cepalforja.org/sistematizacion/bvirtual/

Joanna Briggs Institute. (2015). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015 edition: Methodology for JBI scoping reviews. The Joanna Briggs Institute.

Konder, L. (2008). O que é dialética (28. ed.). Brasiliense.

Lenin, V. I. (1914). Cadernos sobre a dialética de Hegel (J. P. Netto, Trad.). Editora UFRJ.

Marx, K. (2007). Introducción. En Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse) (1857–1858) (Vol. 1, pp. 21–30). Siglo XXI Editores.

Mejía Jiménez, M. R. (2018). La sistematización, una forma de investigar las prácticas y producir saber y conocimiento. En 9º Encuentro Internacional de Educación Alternativa y Especial (pp. 27–35). Universidad Distrital de Bogotá. https://www.minedu.gob.bo/files/publicaciones/veaye/encuentro/SISTEMATIZACION.pdf

Paim, V. C., Fabris, E. T. H., & Locatelli, T. (2023). Revisão de literatura: um ritual necessário para a qualificação da pesquisa científica e conhecimento do objeto de pesquisa. Educação, 46(1), 1–16.

Palma, D. (1992). La sistematización como estrategia de conocimiento en educación popular. El estado de la cuestión en América Latina. CEAAL. https://ts.ucr.ac.cr/binarios/pela/pl-000619.pdf

Pesce, L., & Abreu, C. B. M. (2013). Pesquisa qualitativa: Considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 22(40), 19–29. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7435/4798

Sime, L. (1991). Los discursos de la educación popular: Ensayo crítico y memorias. Tarea.

Torres-Carrillo, A. (2012). La educación popular: Trayectoria y actualidad. El Búho.

Torres-Carrillo, A. (2013). El retorno a la comunidad. Cinde-El Búho.

Torres-Carrillo, A. (2021). Hacer lo que se sabe, pensar lo que se hace: La sistematización como modalidad investigativa. Prospectiva. Revista de Trabajo Social e Intervención Social, (31), 27–47. https://doi.org/10.25100/prts.v0i31.10624

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Aquino, O. F., Escobar, R. G., & Agama, V. L. G. (2025). A sistematização de experiências: seu potencial para a formação de profissionais da educação. Educação, 50(1), e113/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644489094