Implementação de um clube de ciências em uma escola pública: uma abordagem investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488751

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Ensino por Investigação, Metodologias Ativas

Resumo

Os clubes de ciências são espaços que promovem a interação social e a alfabetização científica para alunos do Ensino Fundamental e Médio, incentivando a experimentação e a investigação. No entanto, o ensino de ciências ainda enfrenta desafios, principalmente devido a métodos tradicionais e limitados, especialmente em regiões menos favorecidas. Metodologias ativas, como o ensino por investigação, surgem como soluções para envolver os alunos de forma dinâmica e prática. Este trabalho teve como objetivo criar um Clube de Ciências, fundamentado no ensino investigativo, para estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a compreensão científica, com foco especial no Norte do Brasil, onde as limitações educacionais são mais evidentes. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa exploratória para investigar o impacto do ensino por investigação em um Clube de Ciências de uma escola pública em Belém, Pará. Os resultados indicam que a implementação do ensino investigativo no Clube de Ciências foi bem recebida pelos alunos e contribuiu positivamente para o processo de aprendizagem. Os dados sugerem que a metodologia ativa adotada favoreceu o engajamento dos estudantes e proporcionou uma experiência de aprendizado mais significativa. Dessa forma, o Clube de Ciências conseguiu articular teoria e prática por meio do ensino investigativo, estimulando o pensamento crítico. Realizado em uma escola pública, o projeto ofereceu uma vivência científica prática e acessível, enriquecendo o currículo escolar e contribuindo para a formação dos alunos diante dos desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

Sarah Gabrielly Osório Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Vale do Acaraú. Graduação em Pedagogia na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná. Mestrado e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará. Atualmente docente da Universidade do Estado do Pará - Departamento de Ciências Naturais. Experiências na área de educação e metodologias ativas. 

Julyana Carvalho Kluck Sikva, Universidade Estadual do Amapá

Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Atua na educação e nas áreas afins a engeharia de produção.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Rodrigues, S. G. O., Loureiro, T. M. G. de, & Sikva, J. C. K. (2025). Implementação de um clube de ciências em uma escola pública: uma abordagem investigativa. Educação, 50(1), e100/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488751