Formação de docentes brasileiros por meio do programa Violência Nota Zero
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486674Palavras-chave:
Bullying, Formação de professores, ProfessoresResumo
Este estudo examinou o impacto de um programa de capacitação a professores de escola fundamental em relação aos incidentes de violência escolar reportados tanto por professores quanto por alunos, assim como as crenças dos professores sobre bullying e suas estratégias para abordá-lo. A intervenção envolveu 46 professores e 181 alunos dos 4º e 5º anos no Brasil. Entre os professores, 26 foram designados para um grupo experimental e 20 formaram um grupo de controle. A coleta de dados utilizou duas escalas focadas em violência escolar, respondidas pelos alunos, juntamente com três questionários sobre as crenças dos professores sobre bullying e sua autoeficácia, respondidos pelos próprios professores. Os resultados pós-intervenção indicaram que o grupo experimental de professores experimentou uma diminuição significativa em sua percepção de vitimização de alunos (r = -0,548) e uma melhora em sua autoeficácia em relação à intervenção em casos de bullying (r= 0,44). Além disso, houve um aumento na utilização de estratégias de monitoramento (r = 0,349) e uma redução em abordagens punitivas (r = -0,378). Entre o grupo experimental de alunos, também foi registrada uma notável diminuição na frequência de vitimização por bullying (r = -0,126). O programa obteve resultados promissores; no entanto, são necessárias pesquisas adicionais para determinar se esses efeitos se mantêm em diferentes contextos educacionais e a longo prazo.
Referências
ALSAKER, Françoise D.; VALKANOVER, Stefan. The Bernese program against victimization in kindergarten and elementary school. New Directions for Youth Development, v. 2012, n. 133, p. 15–28, 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/yd.20004
BABARRO, Izaro et al. Risk and protective factors for bullying at 11 years of age in a Spanish birth cohort study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 12, p. 4428, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17124428
BELL, Christopher D.; RACZYNSKI, Katherine A.; HORNE, Arthur M. Bully Busters abbreviated: evaluation of a group-based bully intervention and prevention program. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, v. 14, n. 3, p. 257–267, 2010. DOI: https://doi.org/10.1037/a0020596
BÉRGAMO, Letícia Nagel. Vitimização entre pares e práticas docentes no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/45686/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20NAGEL%20BERGAMO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2023.
BURGER, Christoph et al. How teachers respond to school bullying: an examination of self-reported intervention strategy use, moderator effects, and concurrent use of multiple strategies. Teaching and Teacher Education, v. 51, p. 191–202, 1 out. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.07.004
CANTONE, Elisa et al. Interventions on bullying and cyberbullying in schools: a systematic review. Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health : CP & EMH, v. 11, n. Suppl 1 M4, p. 58–76, 26 fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.2174/1745017901511010058
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. O perfil do professor nas etapas da educação básica. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 1, p. 119–141, 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/9788578630669.ceppe.v1a4
CHALAMANDARIS, Alexandros-Georgios; PIETTE, Danielle. School-based anti-bullying interventions: systematic review of the methodology to assess their effectiveness. Aggression and Violent Behavior, v. 24, p. 131–174, 1 set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.04.004
CHESTER, Kayleigh L. et al. Cross-national time trends in bullying victimization in 33 countries among children aged 11, 13 and 15 from 2002 to 2010. European Journal of Public Health, v. 25 Suppl 2, p. 61–64, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1093/eurpub/ckv029
EVANS, Caroline B. R.; FRASER, Mark W.; COTTER, Katie L. The effectiveness of school-based bullying prevention programs: a systematic review. Aggression and Violent Behavior, v. 19, n. 5, p. 532–544, 1 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2014.07.004
EVANS-LACKO, Sara et al. Childhood bullying victimization is associated with use of mental health services over five decades: a longitudinal nationally representative cohort study. Psychological Medicine, v. 47, n. 1, p. 127–135, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/S0033291716001719
FARLEY, Jennifer. Teachers as obligated bystanders: grading and relating administrator support and peer response to teacher direct intervention in school bullying. Psychology in the Schools, v. 55, n. 9, p. 1056–1070, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.22149
FEI, Wenjing et al. Associations of bullying victimisation in different frequencies and types with suicidal behaviours among school-going adolescents in low- and middle-income countries. Epidemiology and Psychiatric Sciences, v. 31, p. e58, 11 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1017/S2045796022000440
FINKELHOR, David; TURNER, Heather A.; HAMBY, Sherry. Let’s prevent peer victimization, not just bullying. Child Abuse & Neglect, v. 36, n. 4, p. 271–274, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2011.12.001
FISCHER, Saskia M.; JOHN, Nancy; BILZ, Ludwig. Teachers’ self-efficacy in preventing and intervening in school bullying: a systematic review. International Journal of Bullying Prevention, v. 3, n. 3, p. 196–212, 1 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s42380-020-00079-y
FRY, Deborah et al. The relationships between violence in childhood and educational outcomes: a global systematic review and meta-analysis. Child Abuse & Neglect, v. 75, p. 6–28, 1 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.06.021
GAFFNEY, Hannah; FARRINGTON, David P.; TTOFI, Maria M. Examining the effectiveness of school-bullying intervention programs globally: a meta-analysis. International Journal of Bullying Prevention, v. 1, n. 1, p. 14–31, 1 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s42380-019-0007-4
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2019. Brasília: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101852. Acesso em: 23 dez. 2023.
JIMÉNEZ-BARBERO, José Antonio et al. Effectiveness of anti-bullying school programs: A meta-analysis. Children and Youth Services Review, v. 61, p. 165–175, 1 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2015.12.015
KELLEY, Ken; PREACHER, Kristopher J. On effect size. Psychological Methods, v. 17, n. 2, p. 137–152, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1037/a0028086
LEE, Sunhee; KIM, Chun-Ja; KIM, Dong Hee. A meta-analysis of the effect of school-based anti-bullying programs. Journal of Child Health Care, v. 19, n. 2, p. 136–153, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1367493513503581
LIMA, Carla Mariana Saad de. Enfrentando e prevenindo a violência escolar: desenvolvimento e Avaliação de uma intervenção com professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/59466/R%20-%20D%20-%20CARLA%20MARIANA%20SAAD%20DE%20LIMA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2023.
LUNA, Geisy Lanne Muniz. O professor como protagonista na prevenção ao bullying: análise de estratégia de enfrentamento. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95872. Acesso em: 12 dez. 2023.
MOORE, Sophie E. et al. Consequences of bullying victimization in childhood and adolescence: a systematic review and meta-analysis. World Journal of Psychiatry, v. 7, n. 1, p. 60–76, 22 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.5498/wjp.v7.i1.60
OLIBONI, Samara Pereira et al. Prevalência do bullying entre alunos do ensino fundamental. Aletheia, v. 52, n. 1, p. 08–21, jun. 2019.
OLWEUS, Dan. School bullying: development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, v. 9, p. 751–780, 2013. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
SAMARA, Muthanna et al. How can bullying victimisation lead to lower academic achievement? A systematic review and meta-analysis of the mediating role of cognitive-motivational factors. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 5, p. 2209, 24 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18052209
SANTOS, Mariana Michelena; PERKOSKI, Izadora Ribeiro; KIENEN, Nádia. Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Temas em Psicologia, v. 23, n. 4, p. 1017–1033, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2015.4-16
SILVA, Jorge Luiz da et al. Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1085–1091, jun. 2018.
SILVA, José Lindemberg Bernardo da; GOMES, Eridiany Bezerra; LIMA, Isaac de Souza. Bullying na escola: uma revisão literária. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. suplementar, p. 426–436, 15 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.236
SONG, Keng-Hie; LEE, Seung-Yeon; PARK, Shinwon. How individual and environmental factors influence teachers’ bullying intervention. Psychology in the Schools, v. 55, n. 9, p. 1086–1097, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.22151
SOURANDER, Andre et al. Association of bullying behavior at 8 years of age and use of specialized services for psychiatric disorders by 29 years of age. JAMA psychiatry, v. 73, n. 2, p. 159–165, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2015.2419
STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/5974/4683.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2023.
STELKO-PEREIRA, Ana Carina et al. Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA): Validity evidences for the Victimization among Students Scale (VSS). Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 2, p. 122–133, 30 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18064
STELKO-PEREIRA, Ana Carina; AMÂNCIO, Gabriela Pires. Avaliação de uma intervenção preventiva de bullying a adolescentes. Revista de Humanidades, v. 31, n. 2, p. 458, 16 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.458-473
STELKO-PEREIRA, Ana Carina.; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Prevenção à violência escolar no Brasil: panorama histórico e sugestões de intervenção. In: NORONHA, Ceci Vilar et al. (Eds.). Escolas em tempo de crise: estudos e pesquisas sobre conflitos e violências interpessoais. 1. ed. [s.l.] EdUFBA, 2017. p. 181–197.
STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Evaluation of a Brazilian school violence prevention program (Violência Nota Zero). Pensamiento Psicológico, v. 14, n. 1, p. 63–76, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI14-1.ebsv
SWIFT, Lauren E. et al. Teacher factors contributing to dosage of the KiVa anti-bullying program. Journal of School Psychology, v. 65, p. 102–115, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2017.07.005
VAN VERSEVELD, Marloes D. A. et al. Effects of antibullying programs on teachers’ interventions in bullying situations. A meta-analysis. Psychology in the Schools, v. 56, n. 9, p. 1522–1539, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.22283
VOLK, Anthony A.; VEENSTRA, René; ESPELAGE, Dorothy L. So you want to study bullying? Recommendations to enhance the validity, transparency, and compatibility of bullying research. Aggression and Violent Behavior, v. 36, p. 34–43, 1 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.07.003
WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

