A escolaridade na doença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440211

Palavras-chave:

Atendimento escolar hospitalar, Legislação, Criança doente

Resumo

Este estudo reflexivo visita referências que tratam da realidade do atendimento escolar oferecido aos doentes. As impressões que se pode ter quando considerando a atuação docente no ambiente escolar hospitalar ou domiciliar são discutidas. Os documentos oficiais sobre esta modalidade de ensino são analisados e problemati-zados, assim como se considera as possíveis contribuições dos encontros nacionais, dos informativos semestrais, de pesquisas e estudos e de organizações que estão focadas nessa parcela da população para esse campo específico. As considerações apontam que estudos e pesquisa podem, certamente, contribuir para a formalização tanto de eventos para a disseminação desse conhecimento específico e aperfeiçoa-mento da formação dos professores que atuam com esse alunado, quanto fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e respaldo legal que adequada-mente contemplem essa modalidade de ensino. Entretanto, salienta que, a não observação da relação tênue entre a teoria e a prática, pode resultar em apenas divulgar resultados em eventos científicos que, não necessariamente serão aplicados no cotidiano escolar hospitalar ou domiciliar.

Biografia do Autor

Eneida Simões da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC) da Faculdade de Educação (EDU) da UERJ

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Publicado

2020-03-20

Como Citar

Fonseca, E. S. da. (2020). A escolaridade na doença. Educação, 45(1), e13/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644440211

Edição

Seção

Dossiê – Desafios no âmbito escolar hospitalar e/ou domiciliar: fundamentos e perspectivas

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