A escolaridade na doença

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440211

Palabras clave:

Atendimento escolar hospitalar, Legislação, Criança doente

Resumen

Este estudo reflexivo visita referências que tratam da realidade do atendimento escolar oferecido aos doentes. As impressões que se pode ter quando considerando a atuação docente no ambiente escolar hospitalar ou domiciliar são discutidas. Os documentos oficiais sobre esta modalidade de ensino são analisados e problemati-zados, assim como se considera as possíveis contribuições dos encontros nacionais, dos informativos semestrais, de pesquisas e estudos e de organizações que estão focadas nessa parcela da população para esse campo específico. As considerações apontam que estudos e pesquisa podem, certamente, contribuir para a formalização tanto de eventos para a disseminação desse conhecimento específico e aperfeiçoa-mento da formação dos professores que atuam com esse alunado, quanto fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e respaldo legal que adequada-mente contemplem essa modalidade de ensino. Entretanto, salienta que, a não observação da relação tênue entre a teoria e a prática, pode resultar em apenas divulgar resultados em eventos científicos que, não necessariamente serão aplicados no cotidiano escolar hospitalar ou domiciliar.

Biografía del autor/a

Eneida Simões da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC) da Faculdade de Educação (EDU) da UERJ

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Publicado

2020-03-20

Cómo citar

Fonseca, E. S. da. (2020). A escolaridade na doença. Educación, 45(1), e13/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644440211

Número

Sección

Dossiê – Desafios no âmbito escolar hospitalar e/ou domiciliar: fundamentos e perspectivas

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