Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424140

Palavras-chave:

Georg Herbert Mead. Interacionismo simbólico. Self. Ação simbólica. Educação.

Resumo

O artigo reflete sobre a importância do Interacionismo simbólico fundado por Georg Herbert Mead (1863–1931) para pensar a educação em contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento. Estrutura-se em duas partes. Na primeira reconstroem-se os conceitos de educação como “extrair de dentro uma essência dada a priori (concepção tradicional metafísica) e como interação mediada simbolicamente (concepção pós-metafísica). Na segunda, investiga-se o núcleo conceitual do Interacionismo simbólico, importante para pensar a educação no contexto contemporâneo. Justifica a importância da ação humana compreendida como interação mediada simbolicamente para pensar a educação como um processo de reconhecimento recíproco, para fazer frente ao individualismo contemporâneo, representado pela fragmentação do Self. Por fim, procura extrair da reflexão sobre a constituição linguística do Self algumas referências éticas à educação contemporânea.

Biografia do Autor

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia da Educação. Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha. 

Renata Maraschin, Universidade de Passo Fundo

Programa de Pós-graduação em Educação. Filosofia da Educação. Doutoranda em Educação.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Dalbosco, C. A., & Maraschin, R. (2017). Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico. Educação, 42(3), 629–642. https://doi.org/10.5902/1984644424140

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