<b>Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau</b>

Autores

  • Cristiano Eduardo Wendt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444827

Palavras-chave:

Pedagogy, Natural education, Enlightenment, Dialectics of reason.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444827

 

O ensaio discute a importância de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia moderna, tendo por base sua obra filosófico-pedagógica Emílio ou Da Educação. Busca apresentar qual o significado do iluminismo pedagógico, bem como, a concepção de educação natural, e as duas grandes novidades trazidas por Rousseau para o campo educacional, a saber, os conceitos de infância e de educação. Nesta perspectiva, analisa as três principais interpretações a que o iluminismo rousseauniano foi submetido ao longo da história: como otimista da razão, primitivista e dialético da razão. Assumindo o pensamento do genebrino como defensor de uma dialético da razão,  o ensaio procura refletir sobre os desdobramentos que esta concepção provoca ao seu projeto de educação natural e como reflete no desenvolvimento cognitivo e moral dos infantes. Por fim trata de apresentar duas inovações que Rousseau traz para o campo da educação, a primeira no que diz respeito ao conceito de infância e, a segunda, ao processo pedagógico como um todo, considerando as fases de amadurecimento biológico, cognitivo e moral, nas quais cada criança se encontra.

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Wendt, C. E., & Dalbosco, C. A. (2012). <b>Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau</b>. Educação, 37(2), 229–240. https://doi.org/10.5902/198464444827

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua