Profissão docente em construção: desafios e possibilidades do estágio supervisionado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470476

Parole chiave:

formação de professor, estágio supervisionado, representações sociais

Abstract

O estudo objetiva compreender o que futuros professores pensam sobre a experiência do estágio supervisionado nas escolas, como atribuem sentidos à prática docente e como constroem a sua identidade profissional. O estudo encontra apoio teórico-metodológico na teoria das representações sociais. Participaram da pesquisa 88 estudantes de pedagogia de uma universidade pública localizada no Sul do Brasil. Inicialmente, aplicou-se a técnica da associação livre de palavras após o termo indutor “universidade e vida profissional”. Em seguida, realizou-se uma análise documental de relatórios de estágio produzidos por uma seleção aleatória de 24 estudantes. A associação livre foi processada pelo software Evoc. Os resultados mostram os elementos que possivelmente compõem o núcleo central e as periferias dessa representação. Uma análise posterior identifica quatro temas: Profissão e emprego; Abertura e ingresso; Vida acadêmica; Formação. A análise de conteúdo dos relatórios revela os saberes sobre essa profissão, provavelmente ancorados em experiências passadas e na cultura, assim como tentativas de ressignificá-los. Dessa análise emergem três temas: Docência; Planejar e dar aula; Avaliar. Os resultados mostram ainda a coexistência de conhecimentos consensuais, ancorados na tradição, com os científicos adquiridos no estágio e na academia. Os dados podem colaborar com a formação de professores e com políticas educativas que versam sobre o estágio supervisionado.

Biografie autore

Ariane Franco Lopes da Silva, Universidade Católica Portuguesa

Dottorato di ricerca in Educazione presso l'Università di Cambridge. Professore a contratto presso l'Università Federale di Fronteira Sul – UFFS (Santa Catarina) e ricercatore associato presso il Center for Human Development Studies dell'Università Cattolica Portoghese (CEDH-UCP). Ricercatore associato presso l'International Center for Studies in Social Representations, Subjectivity – Education (CIERS-ed) e presso la Cattedra UNESCO sulla Professionalizzazione degli Insegnanti - Fondazione Carlos Chagas. Sviluppa la ricerca sulle rappresentazioni sociali, le identità sociali e le immagini.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. 

Isabel Baptista, Universidade Católica Portuguesa

PhD in Philosophy pela Universidade do Porto. Professora Associada em Educação na Universidade Católica Portuguesa, campus Porto. Investigadora FCT (I&D 502) e pesquisadora do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano – CEDH da Universidade Católica Portuguesa, (CEDH-UCP). 

Sabrina Plá Sandini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa –UEPG. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Santa Amélia - SECAL. Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Professora colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

Riferimenti bibliografici

ABRIC, Jean-Claude. A structural approach to social representations. In: DEAUX, Key; PHILOGÈNE, Gina. (ed.). Representations of the social. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 2001. p. 42-47.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo, SP: Cortez, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Life in fragments: essays in postmodern morality. Oxford: Blackwell, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Culture in a liquid modern world. Cambridge: Polity, 2011.

BARNETT, Ronald. Learning for an unknown future. Higher Education Research and Development, v. 23, n. 3, p. 247-260, 2004. https://doi.org/10.1080/0729436042000235382. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0729436042000235382. Acesso em: 12 dez. 2021.

CALDERHEAD, James. Teachers: beliefs and knowledge. In: BERLINER, David C.; CALFEE, Robert C. (ed.). Handbook of educational psychology. New York, NY, US: Macmillan Library Reference Usa; London, England: Prentice Hall International, 1996. p. 709-725.

CANÁRIO, Rui. A prática professional na formação de professores. In: CAMPOS, Bártolo Paiva. Formação professional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 46-64.

CARDOSO, Danielle Engel C.; ENS, Romilda Teodora; LIMA, Thalita V. EDUCAÇÃO 2030: tendências, influências e ausências nas políticas de formação inicial de professores. Currículo Sem Fronteiras, v. 21, p. 1327-1349, 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/cardoso-ens-lima.html. Acesso em: 06 abr. 2022.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CHRISTIE, Hazel; TETT, Lyn; CREE, Vivienne E.; HOUNSELL, Jenny; McCUNE, Velda. ‘A real rollecoaster of confidence and emotions’: learning to be a university student. Studies in Higher Education, v. 33, n. 5, p. 567-581, 2008. https://doi.org/10.1080/03075070802373040 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075070802373040. Acesso em: 10 jan. 2022.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. Reinventing student teaching. Journal of Teacher Education, v. 42, n. 2, p. 104-118, 1991. https://doi.org/10.1177/002248719104200204, Disponível em: https://people.ucsc.edu/~ktellez/cochran264.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

DARLING-HAMMOND, Linda. Constructing 21st century teacher education. Journal of Teacher Education, v. 5, n. 3, p. 1-15, 2006. https://doi.org/10.1177/0022487105285962. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487105285962. Acesso em: 10 mar. 2022.

ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler; OLIVEIRA, José Luis; TRINDADE, Rui. Valorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. b49, n. b172, p. 260-283, abr./jun. 2019. https://doi.org/10.1590/198053145675 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/qbcvLbYP6QTZVssCGtrZjwd/?lang=en . Acesso em: 15 mar. 2022.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática do professor no estágio curricular. Educar, 32, p. 215-232, 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Dv5GXZrkpBcJ4YjqBthZrDt/abstract/?lang=pt . Acesso em: 20 jan. 2022.

FURLONG, John; BARTON, Len; MILES, Sheila; WHITING, Caroline; WHITTY, Geoff. Teacher education in transition: re-forming professionalism? Buckingham: Open University Press, 2000.

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/politicas-docentes-no-brasil-um-estado-da-arte. Acesso em: 10 jan. 2022.

GILLY, Michel. Les représentations sociales dans le champ éducatif. In: JODELET, Denise (ed.). Les représentations sociales, Paris, France: PUF, 1989. p. 363-386.

GEKA, Maria; GREGORIATIS, Athanasios. Kindergarten teachers’ and student teachers’ social representations of their professional identity. Hellenic Journal of Psychology, v. 15, p. 151-167, 2018. Disponível em: https://pseve.org/wp-content/uploads/2018/09/Volume15_Issue2_Geka.pdf. Acesso em: 02 dez. 2021.

GRAHAN, Gordon. Universities: the recovery of an idea. 2. ed. Exeter, UK: Imprint Academic, 2008.

JODELET, Denise. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, Denise (ed.). Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989. p. 47-78.

LAIRIO, Marjatta; PUUKARI, Sauli; KOURO, Anne. Studying at university as part of student life and identity construction. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 57, n. 2, p. 115-131, 2013. https://doi.org/10.1080/00313831.2011.621973. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00313831.2011.621973. Acesso em: 02 dez. 2021.

LEAVY, Aisling. M.; MCSORLEY, Fiona A.; BOTÉ, Lisa A. An examination of what metaphors contruction reveals about the evolution of preservice teachers’ beliefs about teaching and learning. 2006. Teaching and Teacher Education, v. 23, n. 7, p. 1217-1233, 2007. https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.07.016. Disponível em: http://eprints.teachingandlearning.ie/2725/1/Leavy%20et%20al%202007.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

LONGHINI, Marcos Daniel; HARTWIG, Dácio Rodney. A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 435-451, 2007. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000300011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000300011. Acesso em: 05 dez. 2021.

LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. A. From work to teacher education. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 428-451, 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJjbtTzvSsHVY5gf5vnRPRk/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MENIN, Maria Suzana de Stefano; SHIMIZU, Alessandra de Morais; LIMA, Claudia Maria. Teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 549-576, 2009. https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/N4pHNtvnQZvWLFHbt6TWQZv/?lang=pt. Acesso em: 05 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de. Foundation, mishaps and dissemination of qualitative research. In: COSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo; MORIRA, António (ed.). Computer supported qualitative research. Poland: Springer. 2017. p. 55-70.

MINAYO, Maria Cecília de; COSTA, António Pedro. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Portugal, n. 40, p. 11-20, apr./jun. 2018. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.01. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34958005002 .Acesso em: 19 maio 2023.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

NÖRNBERG, Marta; PEREIRA, Igor Daniel Martins. Concepções de estágio e ação docente. Formação Docente, v. 5, n. 8, p. 109-120, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/78. Acesso em: 05 out. 2021.

NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António (ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 13-34.

NÓVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHÖN, Donald. Educating the reflective practicioner. Toward a new design for teaching and learning. Jossey-Bass, 1987.

SILVA, Ariane Franco Lopes. Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 3, p. 616-624, 2011. https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000300020 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/jRfgqbfcrmwdsNtsQvTMhRb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

SILVA, Ariane Franco Lopes. O mundo virtual e as identidades profissionais. Implicações para a formação docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 473-492, 2015. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2044. Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA, Ariane Franco Lopes. Vida universitária e identidade do estudante: uma análise da cultura acadêmica em construção. In: SILVA, Ariane Franco Lopes; FERREIA, Lísia Regina; ENS, Romilda Teodora (eds.). Políticas de expansão universitária: Reflexões sobre a vida acadêmica. Curitiba: PUCPress, 2017. p. 27-54.

SILVA, Ariane Franco Lopes, COHEN, Golda; GAYMARD, Sandrine. Images and social representations of students’ identity and university experience. Papers on Social Representations, v. 29, n. 2, p. 12.1-12.23, 2020. Disponível em: http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/index. Acesso em: 5 abr. 2022.

SOUSA, Clarilza Prado; VILLAS-BÔAS, Lúcia. A teoria das representações sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 33, p. 271-286, 2011. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4285. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4285. Acesso em: 10 abr. 2022.

SOUSA, Clarilza Prado de. Desafios da formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 739-756, 2017. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO02 Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8435. Acesso em: 20 mar. 2022.

TANNEHILL, Deborah; MACPHAIL, Ann. What examining teaching metaphors tells us about pre-service teachers’ developing beliefs about teaching and learning. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 2, p. 149-163, 2014. https://doi.org/10.1080/17408989.2012.732056. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2012.732056. Acesso em: 10 fev. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação professional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TICKLE, Les. Teacher induction: the way ahead. Buckingham: Open University Press, 2000.

THOMAS, Willian. The definition of the situation. In: COSER Lewis A.; ROSEMBERG, Bernard. (Ed.). Sociological Theory.Toronto: Mcmillan Co, 1970. p. 245-249.

VERGÈS, Pierre. L’évocation de l’argent: une méthode pour la définition du noyau central de une représentation. Bulletin de Psychologie, v. 45, n. 405, p. 203-209, 1992.

ZEICHNER, Kenneth M. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, António (ed.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 115-138.

Pubblicato

2024-01-26

Come citare

Silva, A. F. L. da, Ens, R. T., Baptista, I., & Sandini, S. P. (2024). Profissão docente em construção: desafios e possibilidades do estágio supervisionado : . Educação, 49(1), e19/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644470476