Serviço social e território: articulação de conteúdos para uma formação integral
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468593Parole chiave:
Território, formação profissional em serviço social, educação, serviço social, políticas sociaisAbstract
Este artigo tem por objetivo resgatar a importância da incorporação categorial do território na formação em serviço social, a partir de uma dupla determinação: por sua importância em relação à formação técnica e por sua exigência em relação à formação humana, pilares de uma formação integral, em alinhamento ao projeto ético-político profissional. Para tanto, investiga os fundamentos que consolidam uma redução da educação à formação meramente técnica, problematiza o lugar da universidade nesse processo, passa em rápida revista algumas das tentativas de investigar e incorporar a teorização sobre a produção do espaço nas elaborações do serviço social e finaliza comentando sumariamente a respeito da transversalidade que o território adquire no âmbito da intervenção profissional.
Riferimenti bibliografici
ABREU, Maria Helena Elídio. Território e política social no contexto da ideologia neodesenvolvimentista no Brasil. In 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais. 80 anos de Serviço Social: tendencias e desafíos. Anais… Belo Horizonte, 2016a. Disponível em:https://www.cress-mg.org.br/hotsites/4-simposio-mineiro-de-assistentes-sociais?mn=83. Acesso em: 18 dez. 2018.
ABREU, Maria Helena Elídio.Território, Políticas Sociais e Serviço Social: caminhos e armadilhas no contexto do social-liberalismo. São Paulo: Papel Social, 2016b.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução n. 15, de 13 de março de 2002. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES152002.pdf. Acesso em: 15 mar. 2017.
CALDEIRA, Teresa P. do Rio. Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2000.
CARDOSO, Isabel Cristina da Costa. Apresentação. Revista Libertas. Juiz de Fora: Fac. Serv. Soc., v. 13, n. 2, p. 7-10, jul./dez. 2013.
CARDOSO, Isabel Cristina da Costa. O espaço urbano e a re-produção das relações sociais no pensamento de Henri Lefebvre: contribuições à teoria social crítica. Revista Libertas. Juiz de Fora: Fac. Serv. Soc., v. 11, n. 2, p. 1-23, ago./dez. 2011.
CARDOSO, Isabel Cristina da Costa; SILVA, Caroline Rodrigues da. A dinâmica capitalista da operação urbana consorciada do Porto do Rio: flexibilização da legislação urbana, apropriação privada do fundo público e financeirização da terra urbana. Revista Libertas. Juiz de Fora: Fac. Serv. Soc., v. 13, n. 2, p. 81-114, jul./dez. 2013.
CASSAB, Clarice; PINTO, Marina Barbosa. O lugar dos pobres na cidade de Juiz de Fora – O programa MCMV e os novos padrões de espacialização da pobreza em JF. Revista Geografia. Juiz de Fora: UFJF, v. 3, n. 1, p. 1-7, 2013.
CASSAB, Maria Aparecida Tardin; REIS, Joseana Rodrigues. Juventude e cidade: um debate sobre regulação do território. In Revista Praia Vermelha, V. 19, n. 2, p. 143-154. Rio de Janeiro: ESS/UFRJ, jul-dez 2009.
CHASIN, José. O integralismo de Plínio Salgado. Santo André/ Belo Horizonte: Estudos e Edições Ad Hominem/ Um: 1999.
COMITÊ POPULAR DA COPA E DAS OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO. Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro. Dossiê do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Disponível em:rio.portalpopulardacopa.org.br. Acesso em: 05 dez. 2015.
COUTINHO, Carlos Nelson. Literatura e Humanismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FARAGE, Eblin. A constituição dos distintos territórios da cidade: o Estado na conformação das favelas cariocas. Revista Libertas. Juiz de Fora: Fac. Serv. Soc., v. 14, n. 1, p. 83-103, jul./dez. 2014.
FARIA, Rivaldo Mauro de. A territorialização da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis dos territórios. Revista Hygeia. Uberlândia: EDUFU, v. 9, n. 16, p. 131-147, jun. 2013.
HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2004.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2010.
KOGA, Dirce. O território e suas múltiplas dimensões na Política de Assistência Social. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate. Brasília, n.2, p.17-21, 2005.
KOGA, Dirce. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.
KOGA, Dirce; RAMOS, Frederico; NAKANO, Kazuo. A disputa territorial redesenhando relações sociais nas cidades brasileiras. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, v. 29, n. 94, p. 73-93, 2008.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. Paris: ÉditionsAnthropos, 2000). Primeira versão: fev. 2006.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MANDEL, Ernst. O capitalismo tardio. Trad. Carlos Eduardo Silveira Machado, Regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MÁRKUS, György. Marxismo y “antropología”. Traducción Manuel Sacristán. Barcelona: Grijalbo, 1973.
MARX, Karl. O Capital. Livro I. Vol. I. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2012.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social. Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2009.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à Razão Dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2011.
OLIVEIRA, Francisco de. O vício da virtude. Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, n. 74, p. 67-85, mar. 2006.
PEREIRA, Tatiana Dahmer. Política Nacional de Assistência Social e Território: enigmas do caminho. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 13, n. 2, p. 191-200, jul./dez. 2010.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Trad. Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
RAMOS, Maria Helena Rauta (org.). Metamorfoses sociais e políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2006.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr. 2007.
SPOSATI, Aldaíza. Território e gestão de políticas sociais. Revista Serviço Social em Revista. Londrina: UEL, v. 16, n. 1, p. 5-18, jul./dez. 2013.
SPOSATI, Aldaíza. Territorialização e desafios à gestão pública inclusiva: o caso da assistência social no Brasil. In XIII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Anais…Buenos Aires, 2008, p. 4-7. Disponível em:https://docplayer.com.br/176396695-Territorializacao-e-desafios-a-gestao-publica-inclusiva-o-caso-da-assistencia-social-no-brasil.html. Acesso em: 08 jan. 2019.
SPOSATI, Aldaíza, CARVALHO, Maria do Carmo Brant de; FLEURY, Sônia Maria Teixeira. Os direitos dos desassistidos sociais. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
STEDILE, João Pedro. Introdução. In STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária no Brasil. O debate tradicional: 1500-1960. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
TEIXEIRA, Anísio. A função das universidades. In TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________