Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440439

Palavras-chave:

Didática Freireana, Educação Superior, Saúde.

Resumo

O presente estudo apresenta uma releitura do pensamento de Paulo Freire, referente ao processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de contribuir para os estudos da Didática. Integra uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar as possibilidades e os limites de se construir e vivenciar uma prática didático-pedagógica subsidiada pelos princípios freireanos. O referencial teórico apoia-se em uma trama conceitual freireana que assume a categoria ensino-aprendizagem como central e define como essencial, para esse estudo, a relação com os conceitos de participação, diálogo, investigação temática, conhecimento e “Ser Mais”. Adotou-se a abordagem qualitativa. A proposta de pesquisa concretizou-se na disciplina “Formação Didático-pedagógica em Saúde”, desenvolvida em dez aulas, com trinta e um estudantes de pós-graduação de cursos strito sensu da área da saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Na produção dos dados foram utilizados questionário aberto e fechado, áudio de aula, atividades escritas desenvolvidas no decorrer da disciplina e diário de campo. A leitura e análise dos dados mostrou a importância da necessidade de se criarem condições concretas para que ocorra a discussão e a reflexão sobre aspectos do contexto profissional dos educandos; e, o reconhecimento da dimensão coletiva na construção do conhecimento individual.

Biografia do Autor

Patricia Lima Dubeux Abensur, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp São Paulo - SP - Brasil

Doutora em Educação: currículo

Técnica em assuntos educacionais do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde - Cedess da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Coordenadora da disciplina "Formação Didático-Pedagógica em Saúde" ofertada pelo Cedess.

Professora colaboradora do programa de pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde do Cedess

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP São Paulo - SP - Brasil

Doutora em Psicologia da Educação


Professora titular da PUCSP, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo

Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da PUCSP

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Abensur, P. L. D., & Saul, A. M. (2021). Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior. Educação, 46(1), e10/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644440439