Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440439Palabras clave:
Didática Freireana, Educação Superior, Saúde.Resumen
O presente estudo apresenta uma releitura do pensamento de Paulo Freire, referente ao processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de contribuir para os estudos da Didática. Integra uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar as possibilidades e os limites de se construir e vivenciar uma prática didático-pedagógica subsidiada pelos princípios freireanos. O referencial teórico apoia-se em uma trama conceitual freireana que assume a categoria ensino-aprendizagem como central e define como essencial, para esse estudo, a relação com os conceitos de participação, diálogo, investigação temática, conhecimento e “Ser Mais”. Adotou-se a abordagem qualitativa. A proposta de pesquisa concretizou-se na disciplina “Formação Didático-pedagógica em Saúde”, desenvolvida em dez aulas, com trinta e um estudantes de pós-graduação de cursos strito sensu da área da saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Na produção dos dados foram utilizados questionário aberto e fechado, áudio de aula, atividades escritas desenvolvidas no decorrer da disciplina e diário de campo. A leitura e análise dos dados mostrou a importância da necessidade de se criarem condições concretas para que ocorra a discussão e a reflexão sobre aspectos do contexto profissional dos educandos; e, o reconhecimento da dimensão coletiva na construção do conhecimento individual.
Citas
CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 36 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 13-24.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos.São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b
FREIRE, Paulo. Investigação e metodologia da investigação do “Tema Gerador”. In: TORRES, Carlos Alberto (Org.). Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Edições Loyola, 2014, p. 95-117.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural: para a liberdade e outros escritos. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 6a ed. São Paulo: Cortez, 2005
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1970] 2003.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 2003a.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GEREZ, Alessandra Galve; AMARAL, Débora Monteiro; SILVA, Itamar Mendes; GIOVEDI, Valter Martins. Didática freireana no Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, n. 8, v2, p.14-29, dez. 2018.
GIOVEDI, Valter Martins; SILVA, Itamar Mendes; AMARAL, Débora Monteiro. A didática que emerge da Pedagogia do Oprimido. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.16, v.4, p.1110-1141,out./dez.2018.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3a ed. São Paulo: Ática, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, Ciência da Educação?. São Paulo: Cortez, 2011, p. 47-84.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O saber/fazer docente no contexto do pensamento de Paulo Freie: contribuições para a Didática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, São Luís, n. 24, v.1, p. 01-14, jan./abr. 2017.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Mudar é difícil, mas é possível e urgente: um novo sentido para o projeto político-pedagógico da escola. Revista Teias, Rio de Janeiro,n. 14, v. 33, p.102-120, 2013.
SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 405f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________