Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multicultural

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435404

Parole chiave:

Educação, Crise de autoridade, Formação docente

Abstract

A crise da autoridade docente e a indiferença dos alunos diante do papel do professor têm se constituído como um desafio na educação atual. O presente artigo objetiva esclarecer algumas razões que têm motivado o descrédito ou a defrontação da autoridade docente, considerando as transformações de ordem social, econômica e cultural da atualidade. Para tanto, serão identificados possíveis fatores socioculturais que contribuem para o surgimento e a manutenção da crise de autoridade a partir das análises de Arendt (1992) e de Gauchet (2008). As reflexões desses dois autores, a que pese suas diferentes concepções teóricas, aproximam-se na compreensão do problema da crise da autoridade no campo educacional, trazendo contribuições significativas para o enfrentamento dos desafios decorrentes de tal crise. A conclusão aponta que o restabelecimento da autoridade legítima e eficaz de educadores e dos responsáveis pela educação depende da redescoberta do sentido do saber e do desenvolvimento de uma cultura comum de formação sustentado no diálogo.

Biografia autore

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Professor doutor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Pubblicato

2020-05-15

Come citare

Mühl, E. H. (2020). Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multicultural. Educação, 45(1), e51/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435404