Do Studium Generale à educação superior globalizada: uma reflexão acerca da missão universitária

Autores

  • Caio Rudá Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432784

Palavras-chave:

Universidade, Missão, Globalização.

Resumo

O que hoje conhecemos como Ensino Superior é o resultado de um processo histórico de institucionalização do conhecimento, que teve início por volta dos séculos XI a XIII, quando começam a surgir as primeiras corporações de professores e estudantes na Europa. Esses grupos, dos quais tradicionalmente são citados como pioneiros os de Bolonha e Paris, evoluíram ao longo dos últimos séculos da Idade Média até adquirirem a forma universitária com que persistem, salvaguardadas algumas reformulações, até os dias de hoje. O presente artigo busca apresentar as transformações por que passou a universidade até os dias atuais, com foco na evolução de sua missão. Realizou-se um resgate histórico acerca da constituição da universidade na era medieval, seu desenvolvimento e reviravoltas durante as Idades Moderna e Contemporânea, apoiando-se na visão de importantes pensadores da temática universitária. Busca expor, portanto, a superação do exclusivo ideal medieval de ensino, com o aporte da pesquisa, da extensão, oferta de serviços e abertura à comunidade, num movimento de convergências e contradições que conformam o espaço da educação superior numa era globalizada, evidenciando os principais pontos de discussão acerca desse processo.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Rudá, C. (2019). Do Studium Generale à educação superior globalizada: uma reflexão acerca da missão universitária. Educação, 44, e2/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644432784

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