Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430745

Palavras-chave:

Educação, Impossível, Contingência.

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão que parte da narrativa literária Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, escrita em 1853 por Herman Melville. O objetivo é operar com as noções de contingência e de saber-fazer-com o impossível, no campo da educação. Apoiado no pressuposto freudiano de que educar é uma das profissões que opera com o impossível e em diálogo com a leitura de Giorgio Agamben, que localiza no clássico de Melville a manifestação da contingência absoluta, este texto propõe que Bartleby, ao sustentar um lugar de resistência, em que a impossibilidade é compreendida como pura potência, promove um corte e instala um espaço para que alguma coisa que não estava dada a priori possa aparecer. Dessa forma, pensa-se que o personagem oferece pistas para inventar modos de um saber-fazer-com o impossível que pode interessar à educação. É por meio da narrativa literária de Herman Melville, articulada em torno do “preferiria não”, que se evidenciam coordenadas de uma constelação ética para um saber-fazer-com o impossível no campo da educação.

Biografia do Autor

Janniny Gautério Kierniew, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Psicóloga; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; especialista em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência (UFRGS) e integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC).

Simone Zanon Moschen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Psicanálise pela UERJ, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Kierniew, J. G., & Moschen, S. Z. (2019). Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível. Educação, 44, e90/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644430745

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua