O atendimento educacional especializado na visão dos diretores escolares

Autores

  • Ana Paula Marotto Homrich Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644426723

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Diretor Escolar.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo conhecer como os diretores escolares compreendem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais em uma cidade de Santa Catarina. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo baseada em Bardin (2011) e Franco (2012). Dentre os autores que compuseram a fundamentação teórica, destacam-se Libâneo, Paro, Meletti, Michels, Garcia. Verificou-se que o AEE é compreendido pela maioria dos diretores como um serviço centralizado no estudante público-alvo da Educação Especial ofertado na sala de recursos. Conclui-se que há necessidade da interferência dos diretores na viabilização de ações possibilitem a interface entre o professor especializado e os docentes das salas regulares. 

Biografia do Autor

Ana Paula Marotto Homrich, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Professora do Ensino Fundamental em escola da Rede Privada de Joinville. Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação na Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE . Joinville, SC, Brasil

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Professora doutora da Universidade da Região de Joinville. Joinville, Santa Catarina, Brasil

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo. SP. Edições 70, 2011.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann. Trabalho docente nas salas de recursos multifuncionais: concepções de professores do AEE. Orientadora: Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2014.

BOROWSKY, Fabíola. Fundamentos teóricos do curso de aperfeiçoamento de professores para o Atendimento Educacional Especializado (2007): novos referenciais? Orientadora: Maria Helena Michels -. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da Educação, Brasília, DF, 2009. Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dm documents/rceb004_09.pdf. Acesso em: 04/07/2016.

_____. Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.

Disponível em: Acesso em: 12/06/2015

CAIADO, Katia Regina Moreno, CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez, VILARONGA, Carla Ariela Rios. Estudo exploratório sobre o perfil, a formação e as condições de trabalho do professor. In: CAIADO, Katia Regina Moreno, JESUS, Denise Meyrelles, BAPTISTA, Claudio Roberto (Orgs). Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, Volume 1, 2011.

CARDOZO, Fabiana Ramos da Cruz. Formação continuada de professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE para o trabalho com acadêmicos com deficiência. Orientador(a): Dra. Sonia Maria Ribeiro. – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cad. Pesquisa (online). 2002, n.116, pp.21-39 ISSN 0100-1574.

FREITAS, Luiz Carlos. A Internalização da Exclusão. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 06/10/2016.

FUCK, Andréia Heiderscheidt. O Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais na concepção dos professores da sala comum. Orientadora: Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2014.

_____. CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado, RENGEL, Juliana Testoni dos. As concepções das professoras da sala comum sobre o Atendimento Educacional Especializado e os processos de escolarização dos alunos com deficiência. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 16 - n. 3 - Itajaí, set-dez 2016 p. 471-490. Disponível em Disponível em: www.univali.br/periodicos. Acesso em 10 de março de 2017.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica. Anais. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento & Margens. Gramado: RS, 2008.

_____. Política nacional de educação especial nos anos 2000: a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco – 2009. São Paulo. Anais eletrônicosSão Paulo: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco, 2009.

INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.portal.inep.gov.br/basica-censo) Acesso em março de 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6 ed. rev. e ampl.- São Paulo : Heccus Editora, 2015

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Educação escolar da pessoa com deficiência mental em instituições de educação especial: da política à instituição concreta. Orientadora Maria Helena de Souza Patto. São Paulo, 2006. 125 p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v.11 nº 33 set/dez 2006.

_____. CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso, GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A articulação entre serviço especializado e classe comum: A organização curricular frente a um modelo inclusivo. 2010. Disponível em: www.portalanpedsul.com.br Acesso em : 06/03/2016

PARO, Vitor Henrique. A Gestão da Educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, L. H. (org.). A Escola Cidadã no contexto da Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.

_____. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.

_____ A educação, a política e a administração: reflexos sobre a prática do diretor escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, p.763-778, set/dez. 2010.

_____. Administração Escolar: Introdução crítica. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RABOCK, Daiana. Concepções das professoras do Atendimento Educacional Especializado com foco em crianças dos centros de Educação Infantil. Orientadora Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

ROLDÃO, M.C. Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação? In: ALONSO, L. ROLDÃO, M.C. (Coord.). Ser professor do 1º ciclo, construindo a profissão. Coimbra: Edições Almedina, 2005. p. 13-25.

SANTOS, Juliana Testoni. Professoras atuantes no Atendimento Educacional Especializado e suas histórias de vida: Um estudo sobre identidade docente. Orientadora Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

SAVIAVI, Dermeval, Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política - 31 ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1997. Coleção Polêmicas do nosso tempo; v. 5.

VAZ. Kamille. O professor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Homrich, A. P. M., & Cordeiro, A. F. M. (2017). O atendimento educacional especializado na visão dos diretores escolares. Educação, 42(3), 555–568. https://doi.org/10.5902/1984644426723

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua