The specialized educational servisse in the vision of the school principal

Authors

  • Ana Paula Marotto Homrich Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644426723

Keywords:

Special Education, Specialized educational service, School principal

Abstract

This article aimed to know how school principals understand Specialized Educational Service - SES at municipal schools in a Catarinense city. The methodology based on the qualitative approach whose instrument used to collect data, was a questionnaire. The data comprehension required contents analysis based in Bardin (2011) and Franco (2012). Among the authors that composed theoretical fundamentals, highlighted Libâneo, Paro, Meletti, Michels, Garcia. It was found that SES is understood by the most principals as a centralized service on the student target audience of the Special Education offered in a resourced classroom. Concluding that there is a necessity of the principals interference on the viability of actions that enable an interface between the specialized teacher and the regular classrooms teachers.

Author Biographies

Ana Paula Marotto Homrich, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Professora do Ensino Fundamental em escola da Rede Privada de Joinville. Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação na Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE . Joinville, SC, Brasil

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Professora doutora da Universidade da Região de Joinville. Joinville, Santa Catarina, Brasil

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo. SP. Edições 70, 2011.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann. Trabalho docente nas salas de recursos multifuncionais: concepções de professores do AEE. Orientadora: Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2014.

BOROWSKY, Fabíola. Fundamentos teóricos do curso de aperfeiçoamento de professores para o Atendimento Educacional Especializado (2007): novos referenciais? Orientadora: Maria Helena Michels -. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da Educação, Brasília, DF, 2009. Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dm documents/rceb004_09.pdf. Acesso em: 04/07/2016.

_____. Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.

Disponível em: Acesso em: 12/06/2015

CAIADO, Katia Regina Moreno, CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez, VILARONGA, Carla Ariela Rios. Estudo exploratório sobre o perfil, a formação e as condições de trabalho do professor. In: CAIADO, Katia Regina Moreno, JESUS, Denise Meyrelles, BAPTISTA, Claudio Roberto (Orgs). Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, Volume 1, 2011.

CARDOZO, Fabiana Ramos da Cruz. Formação continuada de professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE para o trabalho com acadêmicos com deficiência. Orientador(a): Dra. Sonia Maria Ribeiro. – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cad. Pesquisa (online). 2002, n.116, pp.21-39 ISSN 0100-1574.

FREITAS, Luiz Carlos. A Internalização da Exclusão. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 06/10/2016.

FUCK, Andréia Heiderscheidt. O Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais na concepção dos professores da sala comum. Orientadora: Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2014.

_____. CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado, RENGEL, Juliana Testoni dos. As concepções das professoras da sala comum sobre o Atendimento Educacional Especializado e os processos de escolarização dos alunos com deficiência. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 16 - n. 3 - Itajaí, set-dez 2016 p. 471-490. Disponível em Disponível em: www.univali.br/periodicos. Acesso em 10 de março de 2017.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica. Anais. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento & Margens. Gramado: RS, 2008.

_____. Política nacional de educação especial nos anos 2000: a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco – 2009. São Paulo. Anais eletrônicosSão Paulo: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco, 2009.

INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.portal.inep.gov.br/basica-censo) Acesso em março de 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6 ed. rev. e ampl.- São Paulo : Heccus Editora, 2015

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Educação escolar da pessoa com deficiência mental em instituições de educação especial: da política à instituição concreta. Orientadora Maria Helena de Souza Patto. São Paulo, 2006. 125 p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v.11 nº 33 set/dez 2006.

_____. CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso, GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A articulação entre serviço especializado e classe comum: A organização curricular frente a um modelo inclusivo. 2010. Disponível em: www.portalanpedsul.com.br Acesso em : 06/03/2016

PARO, Vitor Henrique. A Gestão da Educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, L. H. (org.). A Escola Cidadã no contexto da Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.

_____. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.

_____ A educação, a política e a administração: reflexos sobre a prática do diretor escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, p.763-778, set/dez. 2010.

_____. Administração Escolar: Introdução crítica. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RABOCK, Daiana. Concepções das professoras do Atendimento Educacional Especializado com foco em crianças dos centros de Educação Infantil. Orientadora Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

ROLDÃO, M.C. Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação? In: ALONSO, L. ROLDÃO, M.C. (Coord.). Ser professor do 1º ciclo, construindo a profissão. Coimbra: Edições Almedina, 2005. p. 13-25.

SANTOS, Juliana Testoni. Professoras atuantes no Atendimento Educacional Especializado e suas histórias de vida: Um estudo sobre identidade docente. Orientadora Dra Aliciene Fusca Machado Cordeiro – Dissertação de Mestrado em Educação. Joinville-SC: UNIVILLE, 2016.

SAVIAVI, Dermeval, Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política - 31 ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1997. Coleção Polêmicas do nosso tempo; v. 5.

VAZ. Kamille. O professor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2013.

Published

2017-12-28

How to Cite

Homrich, A. P. M., & Cordeiro, A. F. M. (2017). The specialized educational servisse in the vision of the school principal. Education, 42(3), 555–568. https://doi.org/10.5902/1984644426723

Issue

Section

Continuous Demand

Most read articles by the same author(s)