Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar

Autores

  • Elisiane Spencer Quevedo Goethel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP
  • Priscila Carla Cardoso Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP
  • Débora Cristina Fonseca Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424578

Palavras-chave:

Livro de Ocorrência Escolar, Respeito, Desrespeito, Violência Escolar

Resumo

A questão do respeito/desrespeito tem sido um tema recorrente nas falas e nos registros dos educadores quando se trata de estudos que investigam a violência no âmbito escolar. Neste contexto este artigo objetiva refletir sobre os registros feitos nos Livros de Ocorrência Escolar (LOE), com foco na categoria respeito/desrespeito. Trata-se, pois, de uma pesquisa documental e que teve como aporte teórico a teoria histórico-cultural. Em nossa análise apontamos a necessidade da compreensão de como se dá a construção do respeito por parte daqueles que atuam no ambiente escolar, bem como seu importante papel nesse processo, sem deixar de levar em consideração questões como cultura, autoridade e comprometimento com a garantia ao acesso do conhecimento. 

Biografia do Autor

Elisiane Spencer Quevedo Goethel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP

Bacharel em Direito, Mestre em Educação.

Priscila Carla Cardoso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP

Psicóloga, mestranda em Educação na Unesp-Rio Claro.

Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro-SP

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Professora Adjunta do Departamento de Educação da Unesp-Rio Claro

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Spencer Quevedo Goethel, E., Cardoso, P. C., & Fonseca, D. C. (2017). Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar. Educação, 42(2), 385–396. https://doi.org/10.5902/1984644424578

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua