A produção de artigos relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projeto de vida: 2011-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644475198

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Trajetória escolar, Projeto de vida

Resumo

Este artigo discute a produção acadêmica que aborda temas relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projetos de vida, produzida no Brasil entre os anos de 2011 e 2021, publicados na plataforma Scielo. Este estudo, de cunho documental, teve o objetivo de examinar os avanços e lacunas nos estudos realizados sobre a relação entre socioeducação, projeto de vida e educação escolar. Os resultados indicam uma reduzida produção sobre o jovem em conflito com a lei e sua relação com a escola, bem como a construção de seu projeto de vida evidenciando que ainda são temas que ocupam pouco espaço na agenda acadêmica. A análise dos trabalhos converge para a conclusão de que os direitos preconizados pela legislação vigente não estão sendo efetivados pelos atores do Sistema de Garantia de Direitos, que não têm se mostrado eficazes para a inserção e permanência dos jovens na escola, como uma alternativa para o não envolvimento com o ato infracional e indicam que a construção de um projeto de vida não tem sido foco de estudos e intervenções com esses jovens, quando poderiam constituir-se como uma possibilidade de mudança nas perspectivas de futuro desses jovens.

Biografia do Autor

Juliana Maria Luccas Duarte Eigenheer, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Diretora de escola da rede municipal de Ensino de Rio Claro-SP. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Rio Claro/SP na linha de pesquisa Políticas Públicas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo.

Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciatura e Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Mestrado e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre Docente em Psicologia Social e Educacional pela Unesp. Atualmente é professora Associada (Livre Docente) na UNESP, atuando no Departamento de Educação /IB Rio Claro, no Programa de Pós em Educação IB/Unesp Rio Claro (Linha de pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana) . Ainda, como docente permanente credenciada no Programa de Pós- Graduação em Educação - UFSCAR São Carlos ( no Eixo 2 - Educação em espaço de restrição e privação de liberdade - Linha Práticas Sociais e Processos educativos. Coordena o Grupo de Pesquisas GEPEPDH (Unesp), integra do JOVEDUC (Unesp), o INCIDIR - laboratório Interinstitucional do IPUSP SP e o Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade - UFSCar - EduCárceres/UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Educação, atuando nos seguintes temas: Juventudes, Violências, Escola, Educação em Direitos Humanos, Medidas Socioeducativas (Jovens em privação e restrição de liberdade), formação de professores e agentes educativos. Esteve como professora visitante na Université Picardie Jules Verne - Amiens- França (Laboratório CAREF/2021) e no CESDIP- França/ outubro/ 2022.

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Eigenheer, J. M. L. D., & Fonseca, D. C. (2024). A produção de artigos relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projeto de vida: 2011-2021. Educação, 49(1), e70/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644475198