Cotidiano escolar e (des)respeito: o que dizem os livros de ocorrência escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644424578Palavras-chave:
Livro de Ocorrência Escolar, Respeito, Desrespeito, Violência EscolarResumo
A questão do respeito/desrespeito tem sido um tema recorrente nas falas e nos registros dos educadores quando se trata de estudos que investigam a violência no âmbito escolar. Neste contexto este artigo objetiva refletir sobre os registros feitos nos Livros de Ocorrência Escolar (LOE), com foco na categoria respeito/desrespeito. Trata-se, pois, de uma pesquisa documental e que teve como aporte teórico a teoria histórico-cultural. Em nossa análise apontamos a necessidade da compreensão de como se dá a construção do respeito por parte daqueles que atuam no ambiente escolar, bem como seu importante papel nesse processo, sem deixar de levar em consideração questões como cultura, autoridade e comprometimento com a garantia ao acesso do conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________