A produção de artigos relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projeto de vida: 2011-2021

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644475198

Mots-clés :

Medidas socioeducativas, Trajetória escolar, Projeto de vida

Résumé

Este artigo discute a produção acadêmica que aborda temas relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projetos de vida, produzida no Brasil entre os anos de 2011 e 2021, publicados na plataforma Scielo. Este estudo, de cunho documental, teve o objetivo de examinar os avanços e lacunas nos estudos realizados sobre a relação entre socioeducação, projeto de vida e educação escolar. Os resultados indicam uma reduzida produção sobre o jovem em conflito com a lei e sua relação com a escola, bem como a construção de seu projeto de vida evidenciando que ainda são temas que ocupam pouco espaço na agenda acadêmica. A análise dos trabalhos converge para a conclusão de que os direitos preconizados pela legislação vigente não estão sendo efetivados pelos atores do Sistema de Garantia de Direitos, que não têm se mostrado eficazes para a inserção e permanência dos jovens na escola, como uma alternativa para o não envolvimento com o ato infracional e indicam que a construção de um projeto de vida não tem sido foco de estudos e intervenções com esses jovens, quando poderiam constituir-se como uma possibilidade de mudança nas perspectivas de futuro desses jovens.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Maria Luccas Duarte Eigenheer, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Diretora de escola da rede municipal de Ensino de Rio Claro-SP. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Rio Claro/SP na linha de pesquisa Políticas Públicas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo.

Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciatura e Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Mestrado e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre Docente em Psicologia Social e Educacional pela Unesp. Atualmente é professora Associada (Livre Docente) na UNESP, atuando no Departamento de Educação /IB Rio Claro, no Programa de Pós em Educação IB/Unesp Rio Claro (Linha de pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana) . Ainda, como docente permanente credenciada no Programa de Pós- Graduação em Educação - UFSCAR São Carlos ( no Eixo 2 - Educação em espaço de restrição e privação de liberdade - Linha Práticas Sociais e Processos educativos. Coordena o Grupo de Pesquisas GEPEPDH (Unesp), integra do JOVEDUC (Unesp), o INCIDIR - laboratório Interinstitucional do IPUSP SP e o Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade - UFSCar - EduCárceres/UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Educação, atuando nos seguintes temas: Juventudes, Violências, Escola, Educação em Direitos Humanos, Medidas Socioeducativas (Jovens em privação e restrição de liberdade), formação de professores e agentes educativos. Esteve como professora visitante na Université Picardie Jules Verne - Amiens- França (Laboratório CAREF/2021) e no CESDIP- França/ outubro/ 2022.

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Publié-e

2024-04-02

Comment citer

Eigenheer, J. M. L. D., & Fonseca, D. C. (2024). A produção de artigos relacionados a jovens em conflito com a lei, educação escolar e projeto de vida: 2011-2021. Educação, 49(1), e70/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644475198