Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco

Autori

  • Renata Maria Moschen Nascente Departamento de Educação/ Universidade Federal de São Carlos
  • Celso Luiz Aparecido Conti Departamento de Educação - Universidade Federal de São Carlos
  • Emília Freitas de Lima Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424524

Parole chiave:

Palavras-chave, Avaliações externas, Diretoras de escola, Micro regulações.

Abstract

O objetivo é analisar as visões de um grupo de diretoras acerca dos efeitos das avaliações externas no cotidiano escolar, que expressavam as formas pelas quais elas se apropriavam dessas macro regulações, traduzindo-as em micro regulações que compunham a organização de suas escolas. O texto se baseia em uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada com 65 diretoras de escolas públicas do estado de São Paulo. O instrumento foi um questionário on line respondido quando as diretoras estavam participando de um curso de especialização oferecido por uma universidade pública, em convênio com o MEC, na Modalidade a Distância. A tematização dos dados evidenciou que as micro regulações podem ter um caráter de resistência, ampliando o escopo da autonomia da escola, ou, ao contrário, reacionário, fortalecendo a lógica das regulações externas.

 

Biografie autore

Renata Maria Moschen Nascente, Departamento de Educação/ Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutora em Educação Escolar pela FCL - UNESP – Araraquara. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. 

Celso Luiz Aparecido Conti, Departamento de Educação - Universidade Federal de São Carlos

Professor associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Área: gestão educacional e escolar.

Emília Freitas de Lima, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Universidade Federal de São Carlos

Professora Sênior do DTPP/UFSCar - São Carlos/SP/Br

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Pubblicato

2017-04-28

Come citare

Nascente, R. M. M., Conti, C. L. A., & Lima, E. F. de. (2017). Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. Educação, 42(1), 99–112. https://doi.org/10.5902/1984644424524

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua