Desafios e necessidades formativas para implementar a BNCC Computação em Santa Maria/RS
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644491724Mots-clés :
Informática educativa, Formação de professores, Educação básicaRésumé
A implementação da BNCC Computação nas escolas destacou a necessidade de uma formação docente adequada para o ensino de informática na educação básica. Assim, este estudo teve como objetivo geral investigar os desafios e as necessidades formativas dos professores da rede municipal de Santa Maria para a implementação da BNCC Computação, buscando compreender as lacunas existentes e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino da informática educativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando questionários aplicados a professores para coletar informações. As respostas foram examinadas com base na metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2011), permitindo uma categorização sistemática e interpretação das percepções dos professores em relação aos desafios e necessidades formativas. Os resultados evidenciaram tanto oportunidades quanto desafios na implementação da BNCC Computação. Embora a diversidade e a qualificação docente sejam aspectos positivos, a formação específica, a infraestrutura e os materiais pedagógicos foram identificados como pontos críticos. Apesar de 75% dos professores considerarem as condições tecnológicas adequadas, problemas como atualização de equipamentos e instabilidade tecnológica ainda podem prejudicar o ensino. A criação de materiais didáticos específicos foi valorizada por 67% dos participantes, que também destacaram a importância de formações práticas alinhadas ao contexto escolar. Como limitação do estudo, destaca-se a taxa de resposta de 48% dos participantes, o que pode restringir a representatividade dos dados. Ainda assim, os achados fornecem subsídios relevantes para a proposição de políticas formativas e melhorias no processo de implementação da BNCC Computação.
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