Desafios e necessidades formativas para implementar a BNCC Computação em Santa Maria/RS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644491724

Mots-clés :

Informática educativa, Formação de professores, Educação básica

Résumé

A implementação da BNCC Computação nas escolas destacou a necessidade de uma formação docente adequada para o ensino de informática na educação básica. Assim, este estudo teve como objetivo geral investigar os desafios e as necessidades formativas dos professores da rede municipal de Santa Maria para a implementação da BNCC Computação, buscando compreender as lacunas existentes e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino da informática educativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando questionários aplicados a professores para coletar informações. As respostas foram examinadas com base na metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2011), permitindo uma categorização sistemática e interpretação das percepções dos professores em relação aos desafios e necessidades formativas. Os resultados evidenciaram tanto oportunidades quanto desafios na implementação da BNCC Computação. Embora a diversidade e a qualificação docente sejam aspectos positivos, a formação específica, a infraestrutura e os materiais pedagógicos foram identificados como pontos críticos. Apesar de 75% dos professores considerarem as condições tecnológicas adequadas, problemas como atualização de equipamentos e instabilidade tecnológica ainda podem prejudicar o ensino. A criação de materiais didáticos específicos foi valorizada por 67% dos participantes, que também destacaram a importância de formações práticas alinhadas ao contexto escolar. Como limitação do estudo, destaca-se a taxa de resposta de 48% dos participantes, o que pode restringir a representatividade dos dados. Ainda assim, os achados fornecem subsídios relevantes para a proposição de políticas formativas e melhorias no processo de implementação da BNCC Computação.

Biographie de l'auteur-e

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora pelo PPG Educação em Ciências (PPgECi) pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES (2019-2023). Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2016-2018). Especialista em Educação Ambiental (2013-2015) e Especialista em TICS na Educação (2023-2024) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha/URCAMP - Campus Alegrete (2007-2010) - bolsista PROESC 100. Tem experiência na área de Educação, onde atuou como professora de ciências e biologia na Educação Básica (2011 - 2015; 2024).

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Publié-e

2025-09-17

Comment citer

Bender, D. D. B. B. (2025). Desafios e necessidades formativas para implementar a BNCC Computação em Santa Maria/RS. Educação, 50(1), e117/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644491724