A produção de microcontos no Twitter: escrita literária em rede e mobilização de aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448175

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Cibercultura, Twitteratura.

Resumo

No contexto da educação na cibercultura e da popularização das redes sociais na internet, vivemos o fenômeno das narrativas dos sujeitos conectados. Uma dessas narrativas é a produção de textos literários no Twitter. Nesse cenário, o objetivo do artigo foi investigar manifestações de aspectos distintivos da escrita interativa em rede na produção de microcontos no Twitter. O método usado foi o qualitativo, de cunho analítico e interpretativo. Para a análise dos dados foram usadas a técnica de Análise Textual Discursiva - ATD e princípios da Análise de Redes Sociais – ARS.  O argumento central é que a twitteratura, a produção literária no Twitter, é uma pedagogia da escrita em rede que se constrói, principalmente, através da experiência compartilhada e da mobilização online de aprendizagens. O artigo conclui que a produção do texto literário em rede contribui para a circulação de modos de ser e de compartilhar conteúdos estéticos, construindo e mobilizando pedagogias como uma forma de produção das culturas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Raphaelle Nascimento Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Barreiras

Doutora em Educação - UFBA

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Barreiras

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Titular na Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação - UNICAMP

Pós-Doutorado em Educação - UFRGS

Bolsista em Produtividade de Pesquisa - PQ-2

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, R. N., & Couto, E. S. (2022). A produção de microcontos no Twitter: escrita literária em rede e mobilização de aprendizagens. Educação, 47(1), e41/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644448175