Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter

Camila Lima Santana e Santana, Edvaldo Souza Couto

Resumo


O artigo resulta de uma pesquisa que analisou estratégias de visibilidade e ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de  um grupo que possui conta ativa no Twitter. O argumento central é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Esse capital é singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. O estudo conclui que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, pois alcançar visibilidade é acumular tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional. 


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Redes Sociais; Twitter; Visibilidade; Ação docente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644422553

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação. Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar