Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter

Autores

  • Camila Lima Santana e Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF-Baiano
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422553

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Redes Sociais, Twitter, Visibilidade, Ação docente

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa que analisou estratégias de visibilidade e ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de  um grupo que possui conta ativa no Twitter. O argumento central é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Esse capital é singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. O estudo conclui que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, pois alcançar visibilidade é acumular tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional. 

Biografia do Autor

Camila Lima Santana e Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF-Baiano

Doutora em Educação - UFBA

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF-Baiano

Pró-Reitora de Ensino

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-Doutorado em Educação - UFRGS

Doutorado em Educação - UNICAMP

Professor na Graduação e Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Santana, C. L. S. e, & Couto, E. S. (2017). Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. Educação, 42(2), 435–450. https://doi.org/10.5902/1984644422553

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua