Ciberfeminismo e educação: análise de três perfis de organizações no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468290Palavras-chave:
Ciberfeminismo, Tecnologias Digitais, TwitterResumo
Partindo do reconhecimento das desigualdades de gênero estruturais em relação à ciência e à tecnologia, diversas organizações da sociedade, hackerspace ou associações de mulheres ganharam lugar, sobretudo através da presença e do ativismo em redes sociais digitais, especialmente no Twitter. Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de visibilização das mulheres em tecnologias, através do estudo de perfis na plataforma Twitter de três organizações ciberfeministas o femhackerspace. Utilizou-se o método qualitativo com análise crítica discursiva. Os principais resultados indicam que a estrategia mais utilizada é a da visibilidade, através de exemplos de mulheres sucedidas nas áreas de ciência e tecnologia e de iniciativas, como cursos ou propostas de inclusão digital feminista. Também existe uma construção de redes e espaços comunitários que fomentam a participação de mulheres em diversos espaços e criam sentido de pertencimento. Além disso, estas organizações realizam diferentes ações educativas através das atividades em rede. O estudo conclui que as três organizações inspiram-se nos postulados das teorias ciberfeministas, embora tenham características específicas em cada caso.
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