Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644442392Mots-clés :
Educação, Dispositivos Móveis, AprendizagemRésumé
O processo de ensino é dinâmico e desde o princípio se adapta a realidade de uma determinada época. A educação vem sendo muito influenciada pelo crescimento de novas tecnologias, dentre as quais se destaca a Realidade Aumentada (inserção de elementos virtuais no mundo real), pela sua capacidade de ilustrar conceitos muito abstratos. Para compreender como esta nova tecnologia vem sendo empregada como ferramenta pedagógica no Ensino Médio e os resultados obtidos, este trabalho realiza uma revisão sistemática sobre artigos encontrados em diversas bases de dados científicas. Por meio da análise dos documentos obtidos, este estudo exibe um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre Realidade Aumentada, aplicadas ao Ensino Médio, em todo o mundo, suas técnicas, áreas de interesse, desafios e oportunidades. Com base nos resultados encontrados observa-se que a melhora na aprendizagem e a motivação em apreender se destacam nos trabalhos analisados e estes corroboram os resultados encontrados em pesquisas iniciais nesta área.
Références
ALTINPULLUK, Hakan. Determining the trends of using augmented reality in education between 2006-2016. Education and Information Technologies, v. 24, n. 2, p. 1089-1114, 2019.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Interamericana, 1980.
AZUMA, Ronald et al. Recent advances in augmented reality. IEEE computer graphics and applications, v. 21, n. 6, p. 34-47, 2001.
BOTELLA, Federico; PEÑALVER, Antonio; BORRÁS, Fernando. Evaluating the usability and acceptance of an AR app in learning Chemistry for Secondary Education. In: Proceedings of the XIX International Conference on Human Computer Interaction. 2018. p. 1-8.
CARDOSO, Raul G. S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014.
CARVALHO, Vicente Vitoriano Marques. As imagens no “Método Paulo Freire” na experiência de Angicos (RN) –1963. Revista Educação em Questão, v. 21, n. 7, p. 98-115, 2004.
CEDRO, Carlos Costa. USAR: um modelo preditivo para avaliação da acessibilidade em tecnologias assistivas baseadas em realidade aumentada. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CHISTE, Frederico Rosetti. O uso da Realidade Aumentada como ferramenta de Apoio ao Ensino do Conceito de Força' 29/08/2017 73 f. Mestrado Profissional em Ensino de Física Instituição de Ensino:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, Vitória Biblioteca Depositária: http://www.ensinodefisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEnFis/detalhes-da-tese?id=12009
CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: Conhecimentos, métodos e aplicações, São Paulo: Novatec Editora,2007
DE SÁ, Marco; CHURCHILL, Elizabeth. Mobile augmented reality: exploring design and prototyping techniques. In: Proceedings of the 14th international conference on Human-computer interaction with mobile devices and services. ACM, 2012. p. 221-230.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e função cognitiva do pensamento. Anais de Didática e Ciências Cognitivas, Estrasburgo, v. 5, p. 35-65, 1993.
FERNANDES, Helder Miguel; VASCONCELOS-RAPOSO, José. Continuum de autodeterminação: validade para a sua aplicação no contexto desportivo. Estudos de Psicologia, SciELO Brasil, v. 10, n. 3, p. 385–395, 2005.
GARZÓN, Juan; PAVÓN, Juan; BALDIRIS, Silvia. Systematic review and meta-analysis of augmented reality in educational settings. Virtual Reality, v. 23, n. 4, p. 447-459, 2019.
GSMA. The mobile economy 2019, 2019. Disponível em: https://www.gsma.com. Acessado em 18/12/2019
GUIMARÃES, Sueli ER. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea, v. 3, p. 37-57, 2001.
HANTONO, Bimo Sunarfri; NUGROHO, Lukito Edi; SANTOSA, P. Insap. Meta-review of augmented reality in education. In: 2018 10th international conference on information technology and electrical engineering (ICITEE). IEEE, 2018. p. 312-315.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores [Internet]. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf, acessado em 21/11/2019.
JONASSEN, David. Computadores: Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas (SP): Papirus, 2003.
KIM, Sung Lae et al. Using Unity 3D to facilitate mobile augmented reality game development. In: 2014 IEEE World Forum on Internet of Things (WF-IoT). IEEE, 2014. p. 21-26.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.
MELEIRO, Alessandra; GIORDAN, Marcelo. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na escola, v. 10, p. 17-20, 1999.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre Práticas. Maceió: EDUFAL, 2002
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
NOVAK, Daniel; WANG, Minjuan; CALLAGHAN, Victor. Looking in, looking out: A discussion of the educational affordances of current mobile augmented reality technologies. In: Educational stages and interactive learning: From kindergarten to workplace training. IGI Global, 2012. p. 92-106.
PAAVILAINEN, Janne. et al. The Pokémon GO experience: A location-based augmented reality mobile game goes mainstream. In: Proceedings of the 2017 CHI conference on human factors in computing systems. ACM, 2017. p. 2493-2498.
SHELTON, B. E.; HEDLEY, N. R. Using augmented reality for teaching earth-sun relationships to undergraduate geography students. In: The First IEEE International Workshop Augmented Reality Toolkit,. IEEE, 2002. p. 8 pp.
TORI, Romero. Educação sem distancia: as tecnologias interativas na redução de distancias em ensino aprendizagem. São Paulo: editora SENAC São Paulo, 2010.
VAVRA, Karen Loerke. et al. Visualization in science education. Alberta Science Education Journal, v. 41, n. 1, p. 22–30, 2011.
VUFORIA. Vuforia Developer Portal, 2019. Disponível em: https://developer.vuforia.com/. Acessado em 25/11/2019.
WANG, Minjuan et al. Realidade aumentada em educação e treinamento: abordagens pedagógicas e estudos de caso ilustrativos. Revista de inteligência ambiental e computação humanizada , v. 9, n. 5, p. 1391-1402, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________