Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644442392

Mots-clés :

Educação, Dispositivos Móveis, Aprendizagem

Résumé

O processo de ensino é dinâmico e desde o princípio se adapta a realidade de uma determinada época. A educação vem sendo muito influenciada pelo crescimento de novas tecnologias, dentre as quais se destaca a Realidade Aumentada (inserção de elementos virtuais no mundo real), pela sua capacidade de ilustrar conceitos muito abstratos. Para compreender como esta nova tecnologia vem sendo empregada como ferramenta pedagógica no Ensino Médio e os resultados obtidos, este trabalho realiza uma revisão sistemática sobre artigos encontrados em diversas bases de dados científicas. Por meio da análise dos documentos obtidos, este estudo exibe um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre Realidade Aumentada, aplicadas ao Ensino Médio, em todo o mundo, suas técnicas, áreas de interesse, desafios e oportunidades. Com base nos resultados encontrados observa-se que a melhora na aprendizagem e a motivação em apreender se destacam nos trabalhos analisados e estes corroboram os resultados encontrados em pesquisas iniciais nesta área.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Gustavo Pereira da Silva, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Mestrando em educação profissional tecnológica. 

Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Av. Dr. Florestan Fernandes, 131 - Univerdecidade, Uberaba - MG, 38064-190. Telefone: 34 9 9102-9279

Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Professor doutor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro 

 Av. Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Av. Dr. Florestan Fernandes, 131 - Univerdecidade, Uberaba - MG, 38064-190.

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Publié-e

2021-05-05

Comment citer

Silva, L. G. P. da, & Rufino, H. L. P. (2021). Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio. Educação, 46(1), e38/ 1–31. https://doi.org/10.5902/1984644442392